Apple iMac Pro - novo computador da Apple apresentado

Joel Santos
Joel Santos
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple foi hoje o centro das atenções a propósito do seu evento da WWDC2017 e aí foram apresentadas ao mundo muitas novidades, entre as quais o Apple iMac Pro.

O tão esperado topo de gama dos computadores da Apple foi finalmente apresentado. O Apple iMac promete ser uma mais-valia para quem procura alto desempenho para produtividade. Contudo, não é barato mas a isso, já lá vamos.

O Apple iMac Pro aparente ser incrível a todos os níveis, menos no preço.

O Apple iMac aparenta ser incrível a todos os níveis, menos no preço. Com um corpo em alumínio, o Apple iMac Pro terá variantes com ecrã 4K e variantes com ecrã 5K. Porém, ambas conseguirão atingir mais de 500 nits (unidade de medida da intensidade luminosa) no que ao brilho do ecrã diz respeito.

No que à versão mais pequena diz respeito, poderá ter até 32 GB de memória RAM, processador Intel "Kaby Lake" de 7ª geração, que promete uma melhoria de desempenho na ordem dos 80%, quando comparado ao antecessor. Esta versão 4K terá ainda equipada a placa gráfica AMD Radeon Pro 555 ou 560, acompanhada de até 4GB VRAM, o que te permitirá uma velocidade de processamento gráfico três vezes superior à atual.

No que respeita à versão de 27 polegadas, poderá ter equipado até 64GB de memória RAM, com memória interna expansível até 4TB via disco SSD e ainda duas portas Thunderbolt 3. A placa gráfica será a AMD Radeon Pro 570, 575 ou 580 com até 8 GB de memória dedicada.

No que a preços diz respeito, a versão de 21.5 polegadas (4K) terá como preço base 1299 USD e 1799 USD para a versão de 27 polegadas (5K). Logicamente, são preços que certamente serão muito inflacionados assim que os produtos forem vendidos na Europa, dada a carga fiscal e o valor da moeda de cada país.

EDIT: Por lapso, as informações acima referidas dizem respeito ao Apple iMac e não ao Apple iMac Pro como foram primeiramente publicadas. Assim, no que respeita ao Apple iMac Pro, poderás ter um ecrã de 27 polegadas (5K), processador de 18 cores, placa gráfica AMD Radeon Vega GPU com até 16GB de VRAM, possibilidade de ter até 128GB de RAM, armazenamento interno até 4TB, 4 portas Thunderbolt 3 e placa ethernet capaz de atingir até 10GB de velocidade de internet.

Quanto ao preço, esse é algo praticamente inédito num equipamento deste género, feito pela marca da maçã. Com um corpo em alumínio na cor preto mate (semelhante ao iPhone 5S, por exemplo), a versão base estará disponível em Dezembro e custará a partir de 4999 USD. Aplicadas as devidas taxas, certamente ainda será mais caro na Europa.

E tu, o que achaste deste novo Apple iMac Pro?

Outros artigos relevantes

Apple apresenta macOS High Sierra na WWDC

watchOS 4 foi apresentado com novas apps e mais potencial

Poderão produtos como o Essential Phone ter impacto no mercado dos smartphones?

Agora que os preços vão baixar, talvez devas aproveitar estas sugestões: