Apple ignorou adolescente que descobriu o Bug do FaceTime

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O mais recente bug encontrado no FaceTime da Apple correu o mundo, colocando em risco a privacidade de muitos milhões de utilizadores. No entanto, parece que todo este escândalo poderia ter sido evitado, caso a Apple não tive ignorado os avisos de um adolescente há mais de uma semana.

Tal como foi reportado pelo Wall Street Journal, Grant Thompson e a sua mãe, tentaram contactar a Apple durante mais de uma semana para tentar alertar sobre este bug. Mas foram ignorados durante todas as tentativas.

Ao que parece, Grant descobriu esta vulnerabilidade de forma acidental no dia 20 de janeiro. Enquanto estava a iniciar um FaceTime com amigos para uma sessão de Fortnite. Depois de se aperceber deste grave problema, tanto Grant como a sua mãe recorreram ao Twitter e Facebook para tentar conquistar a atenção da Apple.

Apple podia ter evitado todo este escândalo, caso não tivesse ignorado os avisos do adolescente

Além das habituais tentativas através das redes sociais. Tentaram também entrar em contacto com a empresa de Cupertino via fax e chamada telefónica. No entanto, todos os seus esforços foram em vão, acabando sempre por ser ignorados pela empresa.

Para que sejam reportados Bugs para a Apple, é preciso ter uma conta de developer. Depois de se aperceberem dessa situação, conseguiram finalmente entrar em contacto com a equipa de segurança da Apple via email. No entanto, revelam que a Apple não os 'levou a sério', ignorando a situação até se ter espalhado viralmente na internet.

Desde então, a Apple viu-se obrigada a bloquear a utilização das chamadas de grupo no FaceTime enquanto trabalha na resolução do problema. É verdade que a empresa deve receber centenas de contactos por dia com situações semelhantes. No entanto, certamente que poderia ter investigado a situação uma vez comprovada a determinação do adolescente e da sua mãe.

Normalmente, a Apple oferece recompensas aos developers que descobrem este tipo de vulnerabilidades (de forma generosa). No entanto, não se sabe ainda se Grant Thompson irá acabar por receber alguma recompensa pelos seus esforços.

Editores 4gnews recomendam:

Bug no FaceTime está a ‘aterrorizar’ utilizadores da Apple

Apple poderá lançar serviço de subscrição para jogos ‘à lá Netflix’

Apple: O conceito do iPhone 11 que todos queremos ver (vídeo)

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.