Apple HomePod é perfeitamente incompatível com o teu smartphone Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O novo gadget inteligente da Apple é uma coluna sem-fios, também ela inteligente. Nos últimos dias e semanas a tecnológica de Cupertino tem estado ocupada a mostrar as suas valências, brindando o Apple HomePod com todo o poderio da sua "máquina" de Marketing bem orquestrada. Todavia, se és um utilizador Android não leias este artigo.

O seu lançamento oficial deverá ocorrer no próximo dia 9 de fevereiro e até lá o Apple HomePod será a estrela de vários vídeos promocionais (publicidades). Trata-se de um novo gadget inteligente que colocará a Apple na mesma liga da Google e da Amazon no que às assistentes virtuais diz respeito.

Vê ainda: d

Agora, depois de publicadas as características e especificações técnicas noEngadget, vemos que há boas e más notícias. As boas notícias prendem-se com a existência da conexão Bluetooth 5.0. Esta é a mais recente versão da conectividade.

As más notícias como já devem ter adivinhado pelo título são a sua total e perfeita incompatibilidade com todo e qualquer dispositivo Android. Portanto se estavas a pensar adquirir a coluna Apple HomePod para fazer streaming do teu Spotify para o altifalante inteligente. Bem, talvez seja altura de repensar a sua compra.

Apple HomePod é totalmente incompatível com Android

Aliás, não vais poder sequer fazer stream do Apple Music, serviço que agora será disponibilizado com o tarifário Yorn X em Portugal, para a nova coluna. Nem mesmo o próprio serviço da tecnológica de Cupertino pode servir como ponte entre o Android e o ecossistema da fabricante norte-americana. Todas as chances de conciliação ficam agora desfeitas. Sinceramente, não estava à espera de outra posição da empresa liderada por Tim Cook.

Nem o Apple Music para Android poderá servir de ponte

Aliás, só poderás utilizar e configurar o altifalante inteligente HomePod se tiveres um dispositivo com o sistema operativo iOS 11 ou superior. Na prática, isto significa que terás de ter um iPhone, iPad ou outro dispositivo móvel. Sempre com o sistema operativo iOS 11 ou superior.

Note-se que este HomePod suporta reprodução de áudio diretamente através do serviço Apple Music, podendo também aceder a toda a tua galeria musical no iCloud Music. Já para não falar, claro no iTunes. Poderás também ouvir PodCasts, entre outros conteúdos. Até mesmo o Spotify através, claro, de um dispositivo iOS. Nesse caso, se estiveres a fazer stream de música a partir de uma aplicação que não seja da Apple, o HomePod não será capaz de executar os comandos de voz.

Em suma, o Apple HomePod é um dispositivo apenas para quem tenha hardware desta empresa. Todo e qualquer fã ou utilizador de dispositivos Android (tablets ou smartphones) fica excluído. O mesmo se aplica aos utilizadores de PC's Windows. As boas notícias é que não faltam alternativas de valor no mercado.

O Apple HomePod começará a ser vendido a partir do dia 9 de fevereiro, por cerca de 350 a 400€. Estará disponível em primeiro lugar nos Estados Unidos da América, Austrália e Reino Unido. Chegará posteriormente à França, Alemanha. Portugal não está incluído na lista de países a receber este dispositivo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

8.1 e a EMUI 8.1

20 terá três câmaras e leitor de impressões digitais abaixo do ecrã

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.