Apple troca Bing pelo Google como motor de pesquisa no macOS e na Siri

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple vai trocar de fornecedor de pesquisas na web para a sua assistente Siri, a pesquisa dentro do iOS (antigo Spotlight) e para o Spotlight nos computadores Mac. Portanto, por exemplo, se fizeres uma questão à Siri que envolva algumas pesquisa na internet os resultados serão agora fornecidos pela Google e não pelo Bing.

Vê ainda: Opinião: Apple iPhone 7 nunca mais foi o mesmo com o iOS 11

A consistência foi a principal motivação para este troca do motor de busca Bing da Microsoft pelo Google. Neste momento tanto o navegador Safari como o iOS (sistema operativo para dispositivos móveis da Apple) já estão a utilizar a pesquisa Google como principal fornecedor de conteúdos.

Trocar o Bing pelo Google, uma boa decisão da Apple?

Esta mudança surge após um negócio multi-milionário entre a Apple e a Google cujos detalhes podem consultar aqui. Para o utilizador final as mudanças serão apenas perceptíveis quando fizeres alguma pesquisa através da Siri, da Spotlight no macOS ou então na barra das pesquisas.

"Mudar para a Google enquanto fornecedora de pesquisas web para a Siri, Search dentro do iOs e no Spotlight do Mac permitirá um reforço da consistência para todas estas plataformas de pesquisa na web bem como a experiência de pesquisa nativa no Safari"pode ler-se num comunicado oficial da Apple divulgado recentemente.

"Temos uma forte relação com a Google e com a Microsoft e acima de tudo continuamos empenhados em providenciar aos nossos consumidores e melhor experiência de utilização possível", revela o mesmo comunicado da Apple.

Bing continuará a ser o motor de pesquisa de imagens para a Siri

Os resultados das pesquisas incluirão os típicos links ou ligações, bem como os resultados de vídeos. Já a pesquisa de imagem da Siri continuará a ser sustentada pelo Bing, para já. Verdade seja dita, o Bing tem uma sólida reputação enquanto motor de pesquisa de imagens portanto esta decisão não é desprovida de lógica.

Portanto, se fizeres uma pesquisa de imagens com a Siri, nas tuas fotos, o Bing usará, claro, a tua galeria de imagens. Contudo, se usares a Siri para pesquisar vídeos os resultados serão diretamente fornecidos pelo YouTube, plataforma detida pela Google.

Tal como poderíamos esperar da Apple, todos os resultados e pesquisas são completamente encriptados e protegidos por um véu de anonimato para que não possam ser atribuídos a nenhum utilizador em específico.

Contudo, caso clickes no "Mostrar resultados Google", aí aplica-se o procedimento padrão do Google e aplicar-se-á o habitual motor de preferências. Caso selecciones um link ou ligação fornecida pelos resultados de pesquisa irás abrir diretamente o website e não através do Google portanto continuarás protegido pelo véu de anonimato.

Os serviços da Google são extremamente populares e a sua cooperação com a Apple enquanto principal motor de pesquisa para vários dispositivos de Cupertino (incluindo o iPhone) já terá rendido milhões à gigante de Mountain View. Por último, estas mudanças começarão a chegar, gradualmente, aos utilizadores no decurso dos próximos dias / horas.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Poderá esta mudança de fornecedor de pesquisa ter um impacto positivo na experiência final do consumidor?

Outros assuntos relevantes:

Mais um “Mix” no mercado: Ulefone Mix é anunciado oficialmente

OnePlus 5 – Android Oreo está prestes a chegar!

Satya Nadella admite ter sido contra a compra da Nokia pela Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.