Apple Glasses conseguirão avaliar o nível de interesse do utilizador num conteúdo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple continua o processo de desenvolvimento dos Apple Glasses, os seus óculos inteligentes. São já várias as patentes submetidas pela empresa neste âmbito e a mais recente revela uma tecnologia interessante.

De acordo com o documento agora descoberto, a Apple estuda um método de avaliação do interesse do utilizador num determinado conteúdo. Assim, os Apple Glasses conseguirão saber se o utilizador gosta ou não daquilo que é projetado.

Análise constante dos olhos do utilizador será suficiente para medir o seu grau de interesse

A patente agora submetida pela Apple descreve como a empresa pretende avaliar o nível de interesse de cada utilizador. Essa avaliação será feita por intermédio das variações nas suas pupilas.

Consoante a dilatação ou contração da pupila ocular, os Apple Glasses serão capazes de avaliar o interesse do utilizador no conteúdo mostrado. Será a resposta fisiológica do utilizador às mudanças de luminância no ecrã que potenciarão esta avaliação.

A Apple deixa um exemplo na sua patente, afirmado que "se a luminância do conteúdo aumenta enquanto o utilizador está atento e interessado, a resposta pupilar pode ser mais lenta e menor em magnitude". Este parâmetro será o avaliador do interesse ou desinteresse do utilizador num determinado conteúdo.

Além disso, a Apple poderá valer-se desta resposta fisiológica para ajustar o nível de brilho do ecrã dos Apple Glasses. Modificará automaticamente este parâmetro para que o utilizador se sinta mais confortável a utilizar o gadget.

Utilizador será brindado com conteúdo feito à sua medida

Os programadores e criadores de conteúdo também sairão beneficiados com esta tecnologia da Apple. Na posse dos dados de avaliação de interesse, estes poderão adaptar os seus produtos de diferentes formas, para diferentes públicos.

Desse modo, garante-se que os utilizadores terão disponível conteúdo que realmente é importante para eles. Algo que aumentará a eficácia dos conteúdos desenvolvidos e apresentados a terceiros.

Caso a Apple venha a aplicar esta tecnologia, será interessante perceber como ela funcionará na prática. Os Apple Glasses só deverão ser apresentados em 2023, por isso, ainda muito mais haverá para falar sobre eles.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: conhece os primeiros detalhes dos seus óculos de Realidade Virtual
  • Apple Car: do 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos e 80% de carga em 18 minutos
  • YouTube na Apple TV de terceira geração só por AirPlay a partir de março!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.