A EFF (Electronic Frontier Foundation) veio a público defender a Apple das críticas recentes por parte do Facebook em relação às políticas de privacidade do iOS14.
Segundo a empresa de Mark Zuckerberg, os limites impostos pela Apple à recolha de dados e publicidade direcionada são prejudiciais para os pequenos negócios que usam a plataforma como fonte de rendimentos.
Facebook estará a usar a Apple para desviar atenções
Esta organização de defesa da privacidade sem fins lucrativos discorda da afirmação, dizendo que a campanha da rede social pode ser mais prejudicial para os pequenos negócios, levando-os a pensar que podem concorrer em pé de igualdade com grandes corporações, como o próprio Facebook.
Mais ainda, a EFF acusa o Facebook de estar apenas a tentar desviar a atenção dos meios de comunicação, com o intuito de mascarar os seus próprios comportamentos anti-competitivos e violações de privacidade.
Segundo os responsáveis pela organização, as medidas que a Apple procura impor são prejudiciais para o modelo de negócios do Facebook, que estará a usar os empresários mais vulneráveis como escudo para defender os seus próprios interesses.
Recordamos que, em 2021, a tecnológica de Cupertino vai colocar em prática funcionalidades de monitorização de transparência de aplicações, que obriga as empresas a obter autorização dos utilizadores antes de recolher os seus dados.
EFF quer que a Google siga as pisadas da Apple
Para esta organização, a permissão dos utilizadores devia ser prática comum por toda a internet, aplaudindo a Apple por ter tido a coragem de o fazer.
Em contraste, acusa o Facebook de ter construído um império em torno do conceito de vigilância sem autorização, usando os dados recolhidos para obter lucros junto de outras empresas.
A EFF solicita ainda que a Google siga os passos da Apple e introduza medidas protectivas semelhantes no sistema operativo Android, procurando dar aos utilizadores maior conhecimento e controlo sobre os seus dados pessoais.
A Electronic Frontier Foundation afirma ainda que ficará sempre do lado das empresas que tomarem ações que sejam benéficas para os utilizadores, e que sempre criticará com dureza as que fizerem o contrário.
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