Apple força utilizadores a atualizar o iOS 14 para o novo iOS 15

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema operativo iOS 15 foi anunciado pela Apple em 2021 durante a WWDC, iniciando-se posteriormente a sua distribuição após a apresentação dos novos Apple iPhone 13 em setembro do mesmo ano. Entretanto, os números de adoção da mais recente versão ficaram aquém das expectativas, motivando a Apple a adotar uma estratégia já bem conhecida.

Com efeito, a gigante de Cupertino deixará de fornecer atualizações de segurança para os utilizadores que ainda usem o sistema operativo iOS 14. Assim sendo, estes terão que atualizar para o iOS 15, a mais recente versão, para manter todos os seus ficheiros e equipamentos em segurança.

Apple "incentiva" utilizadores a fazer a atualização para iOS 15

Ainda que a gigante norte-americana tivesse anunciado que os utilizadores do iOS 14 continuariam a receber atualizações de segurança durante um longo período, a empresa parece ter mudado de opinião. Em causa podem estar os números relativamente baixos de adoção do novo iOS 15, tal como demos a conhecer na 4gnews.

A decisão foi avançada primeiramente pelo portal 9to5mac, sem que uma justificativa para este decisão seja conhecida. Assim, a Apple volta aos seus velhos métodos forçando os utilizadores a atualizar os respetivos iPhone para a mais recente versão do iOS.

Ou seja, para continuarem a ter correções, incrementos e melhorias de segurança, os utilizadores não têm outra escolha que não a instalação do novo iOS 15 à data de redação deste artigo.

Ainda de acordo com o mesmo portal, a alteração teve efeito em dezembro de 2021 com a distribuição do iOS 15.2. Até então estava também disponível o sistema iOS 14.8.1 para utilizadores que tivessem optado por não atualizar os seus dispositivos móveis, mas tal benesse foi, entretanto, removida pela própria Apple.

Para receberem atualizações de segurança têm que atualizar para o iOS 15

Face ao exposto, utilizadores com o iOS 14.8, ou versões mais antigas, não poderão ser atualizadas para o iOS 14.8.1. Resta, assim, a possibilidade de instalar o iOS 15.2.1, a mais recente versão distribuída pela tecnológica de Cupertino.

Importa frisar que tal cenário pode ser um bug ou erro circunstancial, mesmo que este cenário seja cada vez mais improvável a cada novo dia. Com os números da adoção do novo software a ficarem aquém do habitual, este "incentivo" pode ser exatamente aquilo que a Apple precisava para melhorar tais métricas.

Até ao momento, contudo, a Apple não confirmou ou desmentiu nada do que aqui foi exposto, tampouco justificando esta decisão. Em síntese, sem mais escolhas a não ser atualizar o telefone para o iOS 15, esta será a única forma de receber correções de segurança.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: iOS 15 continua aquém da adoção inicial do iOS 14
  • Apple: parece que o iPhone 14 Pro vai ter mesmo esta característica
  • Apple iPhone 14 Pro: as duas inovações que me farão comprar o smartphone iOS
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.