Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Apple faz história e compra o seu primeiro estúdio de jogos — eis o que isso muda

Pode parecer apenas mais um movimento estratégico, mas esta aquisição marca um momento inédito: pela primeira vez, a Apple comprou um estúdio de videojogos.

A gigante da tecnologia confirmou à CNET que adquiriu a RAC7, a pequena (mas bem-sucedida) equipa de dois elementos responsável por Sneaky Sasquatch, um dos títulos mais populares do Apple Arcade. A jogada mostra que a Apple está mesmo disposta a levar o segmento gaming a sério — e com controlo criativo total.

"Adoramos Sneaky Sasquatch"

Criado originalmente em 2019, Sneaky Sasquatch foi um sucesso inesperado no Apple Arcade, recebendo atualizações constantes e mantendo-se como um dos jogos mais acarinhados da plataforma. A Apple reconheceu esse sucesso em 2020, quando atribuiu ao título o prémio de Jogo do Ano do Apple Arcade.

“Adoramos Sneaky Sasquatch e estamos entusiasmados por a equipa de duas pessoas da RAC7 se ter juntado à Apple para continuar o trabalho connosco. Continuaremos a oferecer uma ótima experiência para os jogadores do Apple Arcade com centenas de jogos de muitos dos melhores programadores do mundo”, disse um porta-voz da Apple por e-mail à CNET.

Com a aquisição da RAC7, a Apple passa a ter controlo direto sobre o desenvolvimento de um dos seus jogos mais marcantes e, ao mesmo tempo, dá um passo claro em direção a uma presença mais forte no mundo dos videojogos; para já, com foco total nos dispositivos móveis.

Mais do que uma compra simbólica

apple arcade
Imagem: Divulgação / Apple

Segundo o Digital Trends, a aquisição serve ainda para ajudar a RAC7 a expandir a sua linha de jogos dentro do Apple Arcade. Ainda assim, a Apple deixou claro que continuará a trabalhar com estúdios terceirizados para diversificar o catálogo da plataforma, o que sugere que a aquisição não visa substituir o modelo atual, mas sim fortalecê-lo.

E, apesar de parecer uma novidade inesperada, a Apple está longe de ser a primeira a adotar este tipo de abordagem. A Netflix, por exemplo, já possui vários estúdios próprios, incluindo a Spry Fox e a Night School Studio, criadores de Cozy Grove e Oxenfree. Do lado da Microsoft, nem é preciso ir muito longe: os nomes Activision Blizzard e Bethesda falam por si.

Os jogos móveis continuam a ser ouro puro

Não é difícil perceber por que razão a Apple começa agora a mexer peças neste tabuleiro. O mercado de jogos para dispositivos móveis continua a ser uma mina de ouro. De acordo com um relatório da NewZoo de 2024, só em 2023 o segmento gerou cerca de 90 mil milhões de dólares, o que representa praticamente metade de toda a receita da indústria global de videojogos.

Com o Apple Arcade como canal direto para distribuir jogos e o controlo criativo de títulos como Sneaky Sasquatch, a Apple começa agora a posicionar-se de forma mais ativa neste mercado. E se há uma empresa que sabe fazer dinheiro com plataformas fechadas e conteúdo exclusivo, é esta.

Promoção do dia!

iPhone 15 5G 128GB
698,00€Power Planet
959,00€-27%
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.