Apple: Tudo o que esperar do evento de apresentação dos novos iPhone

Rui Bacelar
novos iPhone iOS Apple iPhone android smartphones vida amorosa
O impacto dos smartphones na nossa vida e no dia a dia será um dos temas abordados. ©reuters

Hoje é dia de conhecer os novos smartphones iOS da tecnológica norte-americana Apple, logo pelas 18 horas de Lisboa. Nesse sentido, dentro de poucas horas ficaremos a conhecer toda uma nova geração de dispositivos móveis, os novos iPhone. Todavia, há mais surpresas no cardápio...

Chega finalmente o dia em que se celebra o evento anual de apresentação dos novos iPhone bem como novo hardware. Do mesmo modo é provável que existam algumas surpresas que por certo acompanharemos aqui na 4gnews.

Vê ainda: Vê aqui o evento de apresentação dos novos iPhones Xs

Após longos meses de espera, os novos iPhone estão aí à porta. Nesse sentido muito tem sido dito, muito tem sido especulado em torno da próxima geração de dispositivos móveis iOS. Agora, está na altura de recapitular tudo o que podemos esperar deste evento.

Tal como já é hábito, a estrela do evento será sem dúvida o smartphone, o suporte físico para o seu iOS (sistema operativo para dispositivos móveis). Todavia, pairam ainda espessas nuvens de incerteza sobre tudo aquilo que poderá subir ao palco e ser apresentado.

Apple apresentará 3 novos iPhone para 2018

Acreditando em todos os recentes rumores, a Apple trará um total de 3 novos smartphones iOS para o seu evento. Isto é, para 2018 a tecnológica de Cupertino poderá brindar-nos com 3 novos iPhone com tamanhos distintos. Nesse sentido já vimos por várias vezes um iPhone com 5.8 polegadas de diagonal e ecrã OLED, este será o substituto para o atual iPhone X. Do mesmo modo teremos também um dispositivo iOS de maiores dimensões com 6.5 polegadas de ecrã bem como um painel OLED. Em suma, um iPhone X Plus.

Apple iPhone Xs iOS novos iPhone
Três modelos (dummie) da próxima geração de smartphones iOS para 2018.

Já com o propósito de cativar todo um novo escalão de consumidores, teremos também um terceiro dispositivo. Com um total de 6.1 polegadas de ecrã e um painel LCD, este será o Apple iPhone mais económico ou simplesmente o mais acessível ao público.

O que esperar dos novos iPhone da Apple?

Todos os três dispositivos iOS contarão com um ecrã completo, ecrã margem-a-margem ou simplesmente com bezels muito reduzidos. Esta é a atual tendência de mercado e depois de em 2017 terem conquistado o coração dos consumidores com o "X", a Apple não voltará atrás.

Todavia, podemos encontrar no iPhone de 6.1 polegadas um design e formato mais convencional. Isto é, aqui com umas margens, bordas ou moldura bem presente e até mesmo o Touch ID ao centro, tal como manda a tradição...

Apple iPhone Xs iOS novos iPhone
Imagem alusiva à próxima geração de dispositivos iOS

Já segundo os rumores, o staff e colaboradores da Apple estão a referir-se à nova geração como os novos "S". Nesse sentido teremos aqui melhorias meramente incrementais - mais uma vez segundo todos os rumores até à data.

Mais ainda, esperamos que o design geral dos equipamentos se mantenha fiel à atual geração, tal como já é hábito nas gerações "S". Todavia, poderemos ter agora novos cores bem como a conectividade Dual-SIM para alguns senão todos os novos iPhone.

Apple pode estrear nova geração de processadores A12

Em suma, as melhorias estarão presentes sobretudo no interior dos novos dispositivos iOS. Nesse sentido podemos contar com uma nova geração de processadores, os Apple A12, fabricados pela TSMC já com a nova litografia de 7nm. Algo que os tornará mais rápidos e económicos (consumo energético) do que os atuais Apple A11.

Para o utilizador os novos processadores trarão melhor performance gráfica e geral bem como uma forte poupança no consumo energético. Já segundo os benchmarks preliminares estas melhorias poderão rondar os 10% face à atual geração de processadores.

Apple iPhone Xs iOS novos iPhone
A nova geração de processadores poderá trazer melhorias no consumo energético.

Igualmente importante será o nome final e oficial de todos estes novos smartphones iOS. Algo que até então nos tem eludido e que provavelmente assim se manterá até à sua apresentação oficial.

Todavia, o nosso palpite recai em iPhone Xs para o dispositivo de 5.8 polegadas de diagonal. De igual forma teremos um Xs MAX para o modelo de 6.5 polegadas, algo que pode ditar o fim dos "Plus", em uso desde a geração apresentada em setembro de 2014.

O que muda no interior dos novos iPhone da Apple?

Acredita-se que os modelos iPhone Xs apresentem uma resolução de 2,688 x 1,242 pixéis para o ecrã de 6.5 polegadas bem como 2,436 x 1,125 pixéis para o ecrã de 5.8 polegadas. Mais ainda, esperamos por câmaras duplas de 12MP, tal e qual no atual topo de gama, o "X".

Esperamos ainda uma estrutura em aço inoxidável bem como novos modems da Intel para LTE e MIMO 4x4 bem como 4GB de memória RAM. Do mesmo modo é provável que o armazenamento interno chegue até aos 512GB, mantendo-se não expansível.

Caso a indústria o permita poderemos ter novas baterias, em formato de "L" com 3300mAh ou 3400mAh de capacidade para o modelo de 6.5 polegadas. Por outro lado, o modelo de 5.8 polegadas poderá contar com uma bateria de 2700 a 2800mAh de capacidade.

Apple iPhone Xs iOS novos iPhone
Poderá o esquema de cores estar mais diverso?

É improvável que seja apresentado desde já um modelo disponível em vermelho. Tom que deverá chegar posteriormente, aquando da edição RED. Todavia, esperamos com o tradicional Cinza Sideral, Branco e possivelmente um novo tom de dourado.

O que esperar do mais barato smartphone iOS?

Com um ecrã de 6.1 polegadas de diagonal e um painel IPS LCD, este será o mais económico dos três novos iPhone. O seu nome ainda não é certo mas deverá apresentar uma resolução total de 1,792 x 828 pixéis.

Esperamos que apresente uma estrutura em alumínio e não em aço como os demais modelos bem como uma única câmara traseira de 12MP. Nesse sentido, terá também uma bateria de dimensões modestas com 2600mAh a 2700mAh de capacidade.

De igual forma contamos com um armazenamento interno máximo de 256GB bem como 3GB de memória RAM. Tudo isto sem esquecer o novo modem LTE da Intel bem como a antena 2x2 MIMO.

Chega o iOS 12, macOS Mojave, watchOS 5 e o tvOS 12

Este smartphone iOS "barato" poderá ser construído totalmente em alumínio, algo que o impediria de ter carregamento sem-fios. Todavia, para já não temos certezas relativamente a este cenário.

Numa última nota, o evento trará também novidades relativamente aos Apple Watch. Por outras palavras, esperamos que seja apresentado o Series 4, tal como o demonstra o seguinte artigo.

Editores 4gnews recomendam:

Apple iPhone Xs: O melhor vídeo que podes ver dos próximos iPhones

Operadora refere variante do iPhone com Dual-SIM

Donald Trump avisa a Apple para mudarem a forma de fabrico dos iPhones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.