Apple: este é o aspeto do possível Mac Mini com processador M1X

Rui Bacelar
Comentar

A Apple tem no seu processador M1 um ponto pivotante na sua história. Em 2020 ficamos a conhecer as suas capacidades, gradualmente aplicadas aos mais diversos equipamentos, desde os iMac mais recentes até ao iPad Pro de topo.

Em breve, contudo, poderemos ter mais um produto com este poderoso coração, o discreto Mac mini numa configuração mais poderosa face aos modelos atuais. A possibilidade tem ganho tração nos últimos meses, sendo agora ilustrada por estas imagens.

A próxima geração de computadores Mac mini da Apple

Apple Mac Mini

A existência de uma terceira configuração para o Mac mini tem sido apontada, sobretudo, por Jon Prosser. Este popular leaker, apesar de ter errado por diversas vezes, apresenta ainda assim bom histórico de fiabilidade, tendo algum conhecimento privilegiado.

De acordo com as suas informações contamos assim com um novo Mac mini que poderá ser ainda mais compacto graças à implementação da próxima geração de chipsets da Apple. Mais concretamente, com a aplicação do processador M1X, ou M2.

A nomenclatura da próxima geração de processadores não está ainda definida, mas apontam-se, aí sim, várias diferenças para a construção do computador compacto. Sobretudo no que às portas e conetividades diz respeito poderemos ter uma ótima surpresa.

Equipados com o processador M1X ou M2

Apple Mac Mini

Assim sendo, poderemos ter até quatro portas USB 4.0 / Thunderbolt 3 do tipo C, bem como duas portas USB-A. Sem esquecer a porta ethernet, porta HDMI de tamanho completo, além do novo tipo de conector de energia magnético, mais versátil.

Prosser avança ainda uma possibilidade que dividirá os fãs deste Mac mini. O computador pode perder a construção integral em metal e adotar uma parte superior em vidro plexiglass, tal como a mais recente geração de iMac de entrada.

A utilização de dois materiais na sua construção é altamente questionável e carece, como é óbvio nesta altura, de confirmação. Por outro lado, poderia fazer do Mac mini um objeto de decoração, para além de objeto prático como até ao momento o conhecemos.

A WWDC 2021 começa a 7 de junho

A Apple pode anunciar esta nova versão do seu computador Mac mini durante a keynote, a palestra de abertura da conferência WWDC 2021, maioritariamente dedicada aos avanços de software. Até ao momento, esta é uma das teses mais populares.

A par desta versão reforçada do Mac mini contamos também com os renovados MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, também eles com os novos processadores Apple, M1X ou M2 com 8 núcleos de alto desempenho, 2 núcleos mais eficientes e até 64 GB de memória RAM.

Espera-se, assim, que a tecnológica de Cupertino substitua os modelos de computadores que ainda usam os processadores Intel pelas suas próprias alternativas. As confirmações, contudo, só chegarão no próximo mês de junho.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.