Apple estará a preparar grandes mudanças para o iMac em 2021

Rui Bacelar
Comentar

A tecnológica de Cupertino estará a preparar grandes mudanças no design, no aspeto geral dos seus computadores "tudo-em-1", os veneráveis iMac. Segundo avança o jornalista Mark Gurman da publicação Bloomberg, a Apple decidida a mudar os iMac.

Inalterados há vários anos, os computadores iMac da Apple continuam a apresentar margens ou bezels notórios em torno o ecrã e, sobretudo, na porção inferior do dispositivo. Em 2021, contudo, a gigante norte-americana pode revelar o novo iMac.

A Apple mudará o design dos iMac em 2021

Apple iMac
As margens dos iMac atuais são relativamente grandes, sobretudo a inferior.

Ao que tudo indica não é apenas o MacBook Pro, o portátil mais avançado da Apple que terá atenção redobrada por parte da equipa de design na Apple. Segundo esta fonte, também o iMac mudará radicalmente de aspeto, seguindo as linhas do Mac Pro.

Ainda de acordo com a mesma fonte, a Apple terá dois modelos prontos para ser apresentados nos finais ou meados de 2021. Um dos modelos seguirá efetivamente o design do monitor Apple Pro Display XDR, com o outro modelo ainda envolto em mistério.

As principais alterações consistirão na redução do grande aro ou bezel que rodeia o ecrã, além do grande queixo ou margem inferior do iMac. Aí teremos as maiores mudanças, que também serão acompanhadas pela redução na sua curvatura traseira.

Os processadores Apple M1 (ou M2) marcarão presença nos iMac

Apple plans first iMac redesign in nearly a decade, new Mac Pro desktops, and a cheaper standalone monitor https://t.co/2FTyE8eonJ

— Bloomberg (@business) 15 de janeiro de 2021

Naturalmente a gigante de Cupertino usará os seus próprios processadores baseados no processo e tecnologia de núcleos da ARM para a próxima geração de computadores iMac. De momento não sabemos ainda se já estrearão os Apple M2, ou se continuarão a utilizar os pioneiros M1. Certo é que a Apple se continuará a afastar da Intel e a reduzir a sua dependência desta empresa.

Entre as novidades destaca-se ainda o suposto desenvolvimento de um monitor Apple mais barato para completar o Pro Display XDR que em Portugal custa desde 5 599 euros e cujo Pro Stand - suporte oficial - custa desde 1 099 euros.

Perante os valores do Pro Display XDR, os fãs da Apple agradecerão o lançamento de uma solução mais acessível para quem procura um monitor da mesma fabricante, mesmo que não tenha a mesma qualidade de imagem.

Note-se ainda que a Apple não lança um monitor dedicado aos consumidores desde 2016 quando descontinuou o Thunderbolt Display, com o modelo atual - Pro Display XDR - a ser claramente destinado aos profissionais da área.

Os novos produtos - iMac - e novos portáteis MacBook Pro deverão ser apresentados em meados ou final de 2021.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.