Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Apple está a desenvolver um novo conceito de teclado para os MacBook

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os MacBook da Apple já tiveram diversos tipos de teclados e a ideologia usada atualmente é uma das mais consensuais. Ainda assim, a empresa norte-americana acredita que há espaço para melhorias e está a pensar numa ideologia revolucionária.

A ideia da Apple passa pelo desenvolvimento de teclados personalizáveis para responder às necessidades de vários utilizadores em simultâneo. Além disso, serão construídos num material mais resistente ao desgaste.

Nova patente da Apple apresenta um teclado futurista para o MacBook

O novo conceito da Apple para os teclados dos MacBook foi descoberto através de uma das mais recentes patentes submetidas pela empresa. Esse documento foi exposto pela publicação Apple Insider e detalha aquele que poderá ser o futuro destes teclados.

Em primeiro lugar, a Apple pondera substituir os tradicionais teclados em plástico pelo alumínio. A vantagem desta mudança é a mitigação do desgaste associado a qualquer teclado, visível quando as letras começam a desaparecer com o uso.

Além disso, esta transição permite a implementação de uma sensação uniforme em todo o MacBook. Sendo o seu corpo e o teclado feitos do mesmo material, não há dúvida que estes teriam um toque ainda mais premium.

A grande novidade seria na forma como vês as letras em cada tecla. Ao invés de colar um carácter em cada tecla, a Apple equaciona usar uma espécie de projeção, usando uma iluminação mini-LED em cada tecla.

MacBook teclado

Esta abordagem permite uma maior modularidade do teclado do MacBook, podendo adaptar-se a diferentes estilos de teclados. Por exemplo, o mesmo hardware seria compatível com teclados com uma disposição QWERTY e AZERTY.

Isso seria possível simplesmente com uma mudança dos caracteres projetados em cada tecla. Uma vantagem para os utilizadores que poderiam mudar a disposição do teclado sempre que desejassem e também para a Apple, pois, permitir-lhe-á economizar na produção de diferentes teclados para diferentes regiões.

A patente afirma que a iluminação de cada tecla só será percetível no local onde é suposto vermos cada letra. Ou seja, as laterais das teclas não deixarão passar luz para o exterior e isso dará a sensação de estarmos perante um teclado tradicional.

Esta abordagem permite um maior dinamismo ao teclado do MacBook. Tal como a Apple fez com a Touch Bar, os caracteres mostrados poderão variar consoante a situação, podendo mostrar ao utilizador vários símbolos, pontuação ou até emojis.

Por enquanto, esta ideia está apenas expressa numa patente devidamente autorizada pelas entidades competentes. Isso significa que ainda não é certo que a Apple lance um MacBook com este tipo de teclado, mas seria muito interessante se o fizesse.

MacBook Air de 13"
1.116,15 €Amazon ES
1.218,82 €-8%
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.