Apple está a desenvolver nova versão do computador Mac mini com M1X

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple estará a desenvolver uma nova geração do computador Mac mini equipado com o processador M1X, o mesmo chip que tem sido indicado para os portáteis MacBook Pro. Esta tese foi novamente reforçada pela Bloomberg e pelo jornalista Mark Gurman.

Além do novo processador, a próxima geração dos Mac mini pode adotar também um novo design, tese que já foi avançada em maio último, tal como demos a conhecer na 4gnews, pela mão do leaker Jon Prosser. As suas imagens ilustram este artigo.

Vem aí uma nova geração de computadores Apple Mac mini

Segundo a informação disponível a nova versão terá "um design atualizado com mais portas e ligações que o modelo atual". De igual modo, terá também o novo processador M1X a ser desenvolvido pela Apple que deverá ser apresentado "nos próximos meses".

A propósito, importa referir que o aspeto geral - design - dos computadores Mac mini não tem sofrido alterações significativas desde 2010. Portanto, uma alteração no seu aspeto não só é esperada como também tem vindo a ser pedida por alguns fãs da maçã.

Trará um novo design, bem como o processador Apple M1X

As informações são avançadas sobretudo por duas publicações dedicadas à maçã, a 9to5Mac e MacRumors. Ambas colhem a informação de fontes como a newsletter do jornalista Mark Gurman da Bloomberg e o testemunho de Jon Prosser.

Ao que tudo indica a nova geração de computadores compactos será apontada a quem precisa de uma máquina poderosa. Será, portanto, o Mac mini a comprar para quem edita vídeo e fotografia com bastante regularidade e quer um computador pequeno.

O software indicado para os novos Mac mini é a mais recente versão do sistema operativo, o macOS Monterey. Esta versão chegará a todos os utilizadores Apple com um computador elegível em meados de setembro próximo.

A propósito, recordamos as novidades do macOS Monterey, com todos os detalhes e destaques Apple.

Indicado para quem precisa de um computador compacto mais poderoso

Ainda de acordo com as informações agora disponíveis o novo modelo deverá ser mais caro que os atuais Mac mini. E, por isso, a Apple deverá manter o atual modelo de Mac mini mais comedido, equipado com o processador M1.

Desse modo, os consumidores teriam a possibilidade de comprar não só o modelo mais capaz, com o processador M1X, como também manteriam um modelo mais acessível. Caso se verifique, o Mac mini com M1 seria o mais barato do seu catálogo.

Estes computadores de nova geração podem ter uma entrada magnética para o cabo de energia. Além disso, contarão com até quatro entradas USB 4 / Thunderbolt 3, bem como duas USB-A, Ethernet, além da porta HDMI.

A Apple pode continuar a vender o Mac mini com M1

Adicionalmente, além do novo Mac mini com M1X, a Apple poderá também apresentar os novos modelos do MacBook Pro, também eles com o processador M1X. Esta tese é avançada pelo especialista em assuntos Apple, Mark Gurman.

Para os próximos portáteis de topo, espera-se uma revisão aos modelos de 14 e 16 polegadas, em que o novo processador será a maior novidade. No entanto, contamos também com melhorias para o ecrã dos portáteis, bem como uma redução do seu peso.

A transição da Apple para os seus próprios processadores, com a tecnologia própria e arquitetura Apple Silicon foi uma das mudanças mais importantes dos últimos anos. A mudança catapultou a Apple no mundo da informática e fez chegar o seu primeiro processador de alto nível não só aos iMac, como também ao iPad Pro.

Por fim, a apresentação dos novos computadores pode ter lugar em setembro próximo, ainda que tradicionalmente a Apple costume apresentar as novidades de informática durante o mês de outubro em evento próprio.

Numa última nota, atualmente os modelos de Mac mini custam desde 819,00 € na loja oficial online em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps recebe função única para ajudar a poupar dinheiro na autoestrada
  • MIUI 13: estes são os smartphones Xiaomi que devem receber a atualização
  • Motorola Edge 2021 é oficial! Smartphone Android quase perfeito, mas há um senão
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.