Apple está a desenvolver dois novos produtos há muito esperados

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Há anos que Tim Cook tem referido que a Realidade Aumentada é de grande interesse para a empresa que dirige. Embora essa tecnologia já tenha chegado, de alguma forma, aos iPhone e iPad, aquilo que mais se espera da Apple são os seus óculos inteligentes.

O novo relatório da Bloomberg vem avançar com informações muito curiosas acerca do tema. Ao que parece, a Apple está a trabalhar em dois dispositivos de Realidade Virtual e Aumentada e um deles terá gerado muita discórdia internamente.

Um dos futuros produtos da Apple irá juntar as duas tecnologias num só equipamento

O primeiro equipamento revelado pela Bloomberg é o mais poderoso do par, mas aquele que mais cisões terá criado no seio da Apple. Conhecido internamente como N301, este dispositivo deverá juntar Realidade Aumentada e Virtual.

Ao que parece, o dispositivo já se encontra em desenvolvimento há vários anos. Este estará ao encargo de um grupo de 1000 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de Realidade Aumentada e Virtual e o secretismo é palavra de ordem nesta equipa.

O N301 foi inicialmente pensado para ser um equipamento poderoso, com capacidades de processamento e desempenho gráfico nunca vistos num dispositivo wearable. No entanto, tanto poder gerava imenso calor e os seus internos não caberiam em algo que é suposto colocar-mos na cabeça.

Este revolucionário equipamento criou uma séria discussão entre Jony Ive, antigo diretor de design da Apple, e o diretor do projeto Mike Rockwell. Segundo a Bloomberg, a Apple acabou por apoiar a opinião de Ive, o que significa que o produto que acabará por chegar ao mercado será menos potente.

Ainda assim, este virá com ecrãs de grande qualidade, ao ponto de ser afirmado que será difícil distinguir o que é virtual do que é realidade. A sua apresentação irá acontecer ainda este ano, com lançamento previsto para 2022.

Apple Glasses poderão chegar mais tarde que o esperado

O segundo dispositivo que está a ser desenvolvido internamente é conhecido como N421 e será aquilo que temos falado como Apple Glasses, Tratam-se de uns óculos de Realidade Aumentada que poderão ser usados em conjunto com lentes prescritas.

Este gadget será bem menos poderoso que o anterior. O seu objetivo será apenas misturar o virtual com a realidade. Em suma, serão uns óculos inteligentes baseados em Realidade Aumentada para tirar partido das principais vantagens dessa tecnologia,

A parte mais curiosa deste relatório é a possível data de lançamento dos Apple Glasses. Ao que a Bloomberg conseguiu apurar, estes só serão chegarão às lojas em 2023, na melhor das hipóteses.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple prepara-se para apresentar o iPhoneOS já na próxima semana
  • Apple: iPhone 12 Pro chegarão com o ecrã que todos desejam!
  • Vê a forma brilhante como as colunas do Apple Watch se livram de água! (vídeo)
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.