O Apple iPad é "o tablet" a comprar na Europa, dominando também o mercado global neste setor. De acordo com os dados divulgados pela agência de análise de mercado Canalys, a vantagem da Apple sobre as demais fabricantes aumentou na Europa.
O sucesso foi atribuído sobretudo ao lançamento do novo Apple iPad Pro com o chip M1, o primeiro processador com arquitetura Apple Silicon, presente nos iMac e também no modelo supracitado. A sua chegada ao mercado causou um novo pico de vendas.
Apple é marca líder no segmento de tablets na Europa com quota de mercado de 36%
Atualmente com 36% de quota de mercado no segmento dos tablets na Europa ocidental, a Apple está confortavelmente à frente de qualquer concorrente. Mais ainda, o crescimento de ano para ano foi bastante significativo - aumento de 73% nas vendas.
Isto é, entre o segundo trimestre de 2020 e o segundo trimestre de 2021, a Apple cresceu 73% nesta região. Em análise estão os meses de abril a junho de 2021, comparados com o respetivo período homólogo do ano anterior.
Em síntese, na Europa ocidental venderam-se 7,9 milhões de tablets durante o 2.º trimestre de 2021. Da análise dos dados fornecidos pela Canalys a liderança pertence inequivocamente à tecnológica de Cupertino com 16 pontos percentuais de vantagem.
O iPad Pro com chip M1 foi muito bem recebido na Europa
Segundo a agência de análise de mercado o sucesso recente do iPad Pro com M1 deve-se precisamente à implementação deste processador numa solução portátil. Somando-se a isto a procura por soluções portáteis de trabalho e temos a fórumula de sucesso.
Isto é, registou-se um forte aumento na procura por portáteis, sejam desktops, notebooks ou soluções de secretária. Fruto da pandemia da COVID-19 a implementação do trabalho remoto aumentou a procura por soluções compatíveis.
Ora, entre estas e num dos picos da procura na Europa, surgiu o iPad Pro com M1 no mercado. Para a Apple este foi um fator decisivo na escolha dos seus produtos, vendo assim o seu segmento de tablets a registar um novo aumento nas vendas.
A Lenovo também está em alta na Europa
Em segundo lugar no mercado europeu de tablets figura a chinesa Lenovo. A fabricante apresenta várias soluções custo / benefício, destacando-se muito positivamente no último trimestre com 20% de quota de mercado, à frente da Samsung com 18%.
Aliás, a Lenovo cresceu mais que a Apple no segundo trimestre de 2021, registando um aumento de 87% face aos 73% da gigante de Cupertino. Em síntese, ambas as fabricantes registaram um novo trimestre dourado com forte aumento nas vendas.
Por fim, a Samsung ficou em terceiro lugar com 18% de quota de mercado. No entanto, registou uma forte quebra nas vendas (-24%), perdendo a iniciativa neste segmento. Ainda assim, é a Huawei quem mais continua a perder terreno com -38%.
Editores 4gnews recomendam:
- Novos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas oferecerão o mesmo desempenho
- Apple iPhone 13: fica a conhecer as principais alterações no design
- Apple já verificava o iCloud e e-mails à procura de material de abuso de crianças desde 2019