Apple equaciona adição de característica controversa ao Apple Watch

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple continua a liderar o mercado de relógios inteligentes devido ao seu popular Apple Watch. Este é um gadget reconhecido mundialmente pelas suas funcionalidades, em especial aquelas que atentam à saúde do utilizador.

Agora, a Apple está a pensar em novas formas de adicionar valor ao seu relógio inteligente. Para tal, submeteu várias patentes junto da entidade competente norte-americana para a inclusão de uma câmara no Apple Watch.

Apple estuda adição de uma câmara ao Apple Watch

Através da USPTO ficamos a saber que a Apple tem, pelo menos, três soluções em mente para incluir uma câmara no Apple Watch. O facto de estas terem sido submetidas para patente significa que a empresa americana está a levar a sério a ideia.

Em primeiro lugar, a Apple submeteu um documento onde idealiza a incorporação de uma câmara na coroa do Apple Watch. Será, provavelmente, a solução mais interessante, pois aproveita de forma inteligente a estrutura do relógio.

Deste modo, a câmara ficaria embutida num dos componentes do Apple Watch ao invés de se sobressair de qualquer outra parte do seu corpo. Uma solução subtil e eficaz para um tema que tanto debate motiva.

Contudo, uma solução destacável parece ser aquela que mais ideias suscita aos engenheiros da Apple. Neste segmento, a empresa submeteu dois documentos com soluções similares.

Um deles fala na acoplação da câmara ao próprio Apple Watch: Pensa nisto como um acessório que poderias acoplar à traseira do relógio sempre que desejasses tirar uma fotografia.

Em seguida, a Apple pensa também em acoplar a sua câmara à pulseira do Apple Watch. Uma solução que apenas difere da anterior no local de acoplamento do módulo com a câmara.

Sendo isto apenas patentes, não implica que a Apple irá mesmo lançar um Apple Watch com uma câmara ou um acessório com esse componente. Estes documentos comprovam apenas que a empresa trabalhou nessa solução e vê futuro na mesma.

A inclusão de uma câmara num smartwatch não é tema inédito, pois já várias empresas falaram no conceito. Contudo, está longe de ser um tema consensual com várias partes a apontar razões credíveis a favor e contra esta solução.

Se algum dia a Apple lançar para o mercado um Apple Watch com câmara, acredito que se criará uma nova moda no mercado. Não tardará até que outras marcas sigam o exemplo da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple arrasa concorrência no mercado de relógios inteligentes, aponta a Counterpoint
  • Apple. Más notícias para quem espera este produto
  • Samsung Galaxy Watch 5 Pro pode desiludir os utilizadores com este detalhe
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.