Apple enfrenta multa milionária devido à resistência à água dos iPhone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A americana Apple vê-se novamente envolvida em polémica relativamente às suas práticas de marketing. Em causa, está a forma como a empresa classifica os seus iPhone como resistentes à água.

A entidade para a concorrência italiana decidiu multar a Apple em 10 milhões de euros devido a esta temática. Uma decisão à qual a tecnológica americana se escusa de prestar declarações, pelo menos por enquanto.

Apple acusada de marketing agressivo e enganador

No documento publicado pela entidade reguladora italiana, a última classifica a forma como a Apple publicita a resistência à água nos seus iPhone como "agressiva e enganadora". Alegadamente, a tecnológica falha em clarificar sob que circunstâncias se aplicam essas condições.

Estas acusações surgem depois de vários relatos em que a Apple se recusou a prestar apoio técnico a dispositivos danificados por líquidos. Diferentes formas de interpretar as certificações IP estão no seio de muitas controvérsias a envolver empresas e utilizadores.

No documento da entidade italiana são tecidas críticas às isenções de responsabilidade da Apple nestes casos. Nelas estão dispostos casos em que a empresa não cobre equipamentos danificados por líquidos e posterior escusa de apoio técnico, o que é encarado como enganador para os consumidores.

Em boa verdade, este é um tema sensível e aberto a várias interpretações. Pode ler-se nos temos das certificações IP que os equipamentos aprovados podem ser submersos durante um determinado período de tempo, até uma certa profundidade.

Por vezes estes acontecimentos correm bem para os utilizadores, mas é quando algo de menos bom sucede que começa a controvérsia. Muitos são os casos em que as empresas alegam mau uso do equipamento para não prestar assistência.

Esta multa dirigida à Apple traz novamente o tema para a ordem do dia. Veremos se a americana irá aceitar a sanção ou se irá ripostar para se livrar de mais uma coima milionária.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 13 pode ter uma das melhores características do Samsung Galaxy Note 20 Ultra
  • iPhone 12 mini: a nostalgia à prova de futuro (vídeo)
  • Xiaomi afasta Apple do pódio das vendas de smartphones a nível mudial
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.