Ainda que o iPhone seja, em todos os semestres, um dos smartphones mais vendidos a nível global, a marca está a registar uma queda nas suas vendas, sobretudo no mercado chinês.
Para combater esta descida e ganhar mais quota de mercado, a empresa de Tim Cook pode ter de adotar uma solução drástica: lançar um iPhone muito mais barato. Estas são as previsões do conhecido jornalista Mark Gurman que explicou como poderá a Apple seguir por este novo caminho.
Reajustar as margens de lucro para conquistar mercados emergentes
De acordo com Mark Gurman, da agência de notícias Bloomberg, o crescimento de vendas da Apple estagnou e algo tem de mudar. O conhecido jornalista avança que a empresa terá de reajustar as suas margens de lucro para conseguir receita e mais quota de mercado. Sobretudo se quiser conquistar mercados emergentes.
Gurman avança que a solução para isso acontecer é a empresa lançar um iPhone de 250 $ (ou seja, 235 €). Este não seria, com certeza, o caminho escolhido por Steve Jobs, mas Mark Gurman afirma que é uma necessidade da empresa.
O jornalista explica que a Apple poderia conseguir vender um smartphone a este preço, se reduzisse os custos de produção. Por exemplo, equipar o modelo com um ecrã LCD, em vez dos OLEDs mais caros; assim como reduzir o número de sensores fotográficos e usar um processador mais antigo.
Gurman vai ainda mais longe e afirma que este iPhone acessível poderia ser apenas disponibilizado em mercados emergentes para que a empresa marcasse logo uma forte presença no mercado, ganhando quota e, claro, gerando mais receita.
A Apple tem vindo a “evitar esta estratégia com receio de diluir a sua marca premium”, explica Gurman. Mas, entretanto, alguns sinais de mudança chegam de Cupertino.
Recentemente, Tim Cook fez viagens à China, Singapura, Vietname e Indonésia, tendo prometido um aumento nos investimentos locais nestes países.