Produção do iPhone 17 Air vai ser reduzida em mais de 80%
Se há modelos do iPhone 17 que vendem que nem castanhas quentes, há uma nova aposta da marca que está a fazer o caminho inverso. Já alguns especialistas de mercado avançaram que o iPhone 17 Air não está a ter o sucesso esperado.
Agora o conhecido analista Ming-Chi Kuo junta-se a estas vozes e revela que a Apple está a reagir a este insucesso com a aplicação de medidas drásticas. De acordo com Kuo, até ao primeiro trimestre de 2026, a Apple vai reduzir a produção do iPhone 17 Air em mais de 80%.
Mas a Apple foi ainda mais longe e alguns componentes com prazos de entrega mais demorados vão ser descontinuados já até ao final deste ano (via GSMArena).
Pode ainda haver uma luz ao fundo do túnel
Para já, os números de vendas e procura pelo iPhone 17 Air estão aquém das expetativas, mas há ainda alguma esperança. Tudo porque, tradicionalmente, os modelos de iPhone que não são Pro registam um aumento nas vendas mais tarde do que a fase inicial a seguir ao lançamento. Pode ser que entre os últimos meses de 2025 e os primeiros de 2026, o iPhone 17 Air conquiste um lugar no pódio dos modelos mais vendidos.
Por outro lado, esta adoção de medidas drásticas na linha de produção do iPhone 17 Air pode servir para impulsionar as vendas dos modelos Pro, no primeiro trimestre após o lançamento.
Alguns especialistas de mercado acreditam que esta é a forma da Apple gerir a sua linha de produção. Linha esta que por ser ampla permite à empresa de Tim Cook ser flexível na gestão de recursos e componentes.
No entanto, a ideia que gera mais consenso é a de que o iPhone 17 Air poderá não ter o sucesso esperado, tal como aconteceu com os modelos iPhone mini e iPhone Plus. Teremos de aguardar para ver se Tim Cook avança (ou não) para uma segunda geração do elegante Air.
