Apple e Zuckerberg finalmente concordam… e a próxima revolução pode estar nos teus olhos

Rumores indicam que a Apple está a acelerar o lançamento dos seus óculos com IA e pode estar finalmente a alinhar com a visão da Meta.

Apple Glasses Ilustração
Imagem Ilustrativa

Zuckerberg: “Óculos serão o formato ideal para a IA”

Durante a mais recente apresentação de resultados da Meta, Mark Zuckerberg reforçou a sua confiança nos óculos inteligentes como o futuro da computação pessoal com inteligência artificial. Segundo o CEO da Meta:

“Acredito que os óculos vão ser o formato ideal para a IA, porque permitem que a IA veja o que tu vês, ouça o que tu ouves e interaja contigo.”

Zuckerberg chegou mesmo a comparar o uso de óculos com correção visual à vantagem cognitiva que o uso de IA poderá representar no futuro.

Para ele, não usar óculos com IA será, em breve, como viver com a visão desfocada num mundo hiper-competitivo. Ou seja, terão um papel tão ou mais importante do que aquele que damos aos smartphones hoje em dia.

Apesar de o mercado de óculos inteligentes ainda estar numa fase inicial, os modelos da Meta (como os Ray-Ban com câmara e integração com IA) têm tido algum sucesso e agora, a Apple parece querer entrar no jogo.

Apple Glasses: mais IA, menos AR

Nos últimos meses, vários rumores sugerem que a Apple está a acelerar o desenvolvimento dos Apple Glasses, com lançamento previsto antes do final de 2026.

Inicialmente pensados para serem óculos de realidade aumentada, uma versão dos Apple Vision Pro, o projeto terá agora mudado de rumo.

Em vez de esperar por avanços em realidade aumentada (AR) , a Apple terá descartado planos como câmaras no Apple Watch, para se focar diretamente numa solução em forma de óculos com integração de inteligência artificial. Bem mais próxima da proposta da Meta.

Mas concordar com a Meta? Só por necessidade

Embora a Apple e a Meta raramente partilhem as mesmas visões de produto, especialmente em áreas como a privacidade, o mercado pode estar a fazê-las convergir.

A Apple parece ter reconhecido que esperar demasiado tempo pela tecnologia AR ideal pode deixá-la para trás numa corrida que já começou e da qual a Apple vai atrasada.

Com os Apple Glasses focados na IA, a empresa poderá usar o seu ecossistema (iPhone, Siri, chips próprios) para criar uma experiência fluida, mesmo sem recorrer a funcionalidades de realidade aumentada.

Com o lançamento previsto para 2026 e o mercado a aquecer, a pergunta que fica é:
Será que os Apple Glasses vão definir o novo normal na tecnologia pessoal?

Queres adiantar a corrida aos óculos IA? Então garante que o teu iPhone vai ser capaz de suportar os Apple Glasses assim que forem lançados:

Apple iPhone 16
Apple iPhone 16 5G, 256 GB, chip A18
954,52 €Amazon
1.107,00 €-14%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.