No mundo dos smartphones a Apple não mostra sinais de abrandamento nas vendas, mantendo uma aderência firme nas preferências dos utilizadores globais. A mais recente análise da Counterpoint Research revela que, no 2º trimestre de 2023, quatro modelos da Apple estabeleceram-se nas primeiras quatro posições de vendas de smartphones a nível mundial.
O iPhone 14 encabeça a lista, seguido pelo iPhone 14 Pro Max e pelo iPhone 14 Pro, com o iPhone 13, já com alguns anos no mercado, a surpreender ao manter-se robusto na 4ª posição. Interessante notar, é que o sucesso da Apple se destaca especialmente na Ásia e na Europa, onde conseguiu arrecadar a maioria dos novos utilizadores.
Ainda que tenha havido um crescimento positivo nos modelos base do iPhone 14 e 13, a participação geral da Apple no top 10 dos smartphones registou uma ligeira diminuição no 2º trimestre de 2023. E a grande culpa é a Samsung
Depois dos iPhone é a gama A da Samsung que domina
Entretanto, a Samsung não perde a corrida e domina o restante do top 10 com os seus fiáveis e acessíveis modelos. O Samsung Galaxy A14 conquista a 5ª posição, sendo seguido por uma gama variada de modelos da marca, desde o Galaxy A54 até ao Galaxy A34, mostrando que a empresa sul-coreana tem uma oferta sólida e diversificada para os consumidores.
Os smartphones da série A da Samsung mostraram-se particularmente populares na Ásia e na América Latina, conseguindo 60% das suas vendas no 2º trimestre de 2023. Já o mais premium Galaxy S23 Ultra, capturou a atenção dos consumidores na América do Norte e na Europa Ocidental, assegurando 2/3 das suas vendas globais nessas regiões.
Comparação de 2023 face a 2022: Xiaomi desapareceu
Na perspetiva ano a ano, a série iPhone 14 substituiu com sucesso a série iPhone 13 nas principais posições da lista de vendas. Pelo lado da Samsung, o Galaxy S23 Ultra substituiu o Galaxy S22 Ultra 5G nas preferências dos consumidores no que toca a vendas no 2º trimestre de 2023.
Uma nota digna de menção é a ausência da Xiaomi do top 10 das vendas globais, refletindo uma contração da sua quota de mercado. No ano anterior, o Redmi Note 11 conseguiu garantir um lugar na lista, demonstrando uma mudança significativa nas preferências do consumidor e na competitividade do mercado de smartphones.
Editores 4gnews recomendam: