Apple e RetroArch juntos: a tua infância gamer agora no iPhone e iPad

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple continua a abrir as portas aos emuladores de jogos retro na App Store. Desta vez a boa notícia é a chegada oficial do RetroArch. Gratuito, open-source e multiplataforma, o RetroArch é um frontend versátil que traz um vasto catálogo de jogos clássicos para iPhones, iPads e Apple TVs.

O que é o RetroArch e o que ele oferece?

O RetroArch não é um emulador propriamente dito. Este funciona como uma plataforma onde os utilizadores podem carregar diferentes núcleos de emulação. Isto permite jogar títulos de um vasto leque de consolas de videojogos. O programa suporta uma grande variedade de emuladores, conhecidos como cores libretro. Dá aos jogadores a possibilidade de revisitar jogos favoritos de mais de 50 sistemas diferentes.

Desde o Atari 2600 e Commodore 64 até à PlayStation Portable e Nintendo DS, a extensa lista de sistemas suportados pelo RetroArch agrada a um vasto leque de entusiastas de jogos retro. Alguns dos cores mais populares incluem o FinalBurn Neo para jogos de arcade, Beetle PSX para PlayStation e Mupen64Plus-Next para Nintendo 64.

A app também conta com um conjunto de funcionalidades modernas. O Netplay permite sessões multijogador online e o soft patching possibilita modificações nos jogos. Opções como estados de gravação (save states), compatibilidade com controladores MFi e mapeamento de teclas trazem personalização. E funções como controlos por giroscópio, cheats e overlays personalizados melhoram a experiência do jogador.

Tem atenção às limitações

É importante mencionar que existem algumas limitações. A transferência dos ficheiros de jogo (ROMs) para o RetroArch requer procedimentos manuais. Ou seja, terás de arranjar esses ficheiros por ti mesmo. E determinados cores disponíveis noutras plataformas do RetroArch não estão ainda presentes na versão iOS.

Apesar destes pequenos obstáculos, a chegada do RetroArch ao ecossistema Apple será seguramente bem-vinda. O RetroArch está agora disponível gratuitamente na App Store para dispositivos com iOS e iPadOS 14.2 ou tvOS 11 e posterior. Também é compatível com o headset Vision Pro.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.