Os novos iPhones da Apple tem finalmente a possibilidade de introduzir Dual-SIM. Contudo, nem tudo é tão simples quanto parece.
Enquanto nos terminais com Dual-SIM a única coisa que precisas de fazer é introduzir dois cartões SIM, nestes novos iPhones a história é outra.
Vê ainda: A chegada do novo Apple Watch Series 4 arrasou a Fitbit
Os iPhones XS e XR sairão para o mercado com apenas uma entrada para um cartão SIM. Isto é, a outra entrada é um e-SIM, ou seja, um cartão SIM virtual fornecido pela operadora móvel.
De tal forma, os novos terminais da empresa de Cupertino não terão a funcionalidade Dual-SIM em Portugal. Escrevemos um artigo dedicado a este tema mais aprofundado aqui.
Apple iPhone XS e XR trazem dual-SIM, contudo, ainda não funcionarão em Portugal
Ou seja, ao passo que na China os terminais trarão duas entradas para o cartão SIM, tal como estamos habituados, os novos iPhones XS e XR com e-SIM apenas funcionarão em 10 países.
Países e operadores compatíveis
- Áustria
T-Mobile
- Canadá
Bell
- Croacia
Hrvatski Telekom
- República Checa
T-Mobile
- Alemanha
Telekom Vodafone
- Hungria
Magyar Telekom
- Índia
Airtel Reliance Jio
- Espanha
Vodafone Espanha
- Reino Unido
EE
- Estados Unidos da América
AT&T T-Mobile Verizon
Ainda que não hajam informações se Portugal aderirá ao e-SIM, acredito que seja uma questão de tempo. Acredito ainda que a operadora que o fizer primeiro terá uma vantagem séria face a concorrência. Dessa forma, é também esperado que todos os outros fabricantes comecem a a optar por tais funcionalidades.
Em suma, num futuro todos os smartphones serão e-SIM, os cartões SIM já tem um substituto à altura e já não vejo razões para continuar com o cartão de plástico. No entanto, até lá, teremos esta fase de transição que não é agradável para ninguém.
Editores 4gnews recomendam:
Google Maps: As 17 imagens mais estranhas apanhadas pelas câmaras
iPhone XS: Dual-SIM não funcionará em Portugal, pelo menos para já!
iPhone XS. Carregamento rápido continua dependente de acessório
Fonte