Apple deve trocar teclado 'borboleta' dos Macbooks ainda este ano

Bruno Coelho
Comentar

A Apple prepara-se para abandonar o mecanismo ‘borboleta’ introduzido nos teclados dos seus Macbooks em 2015. A afirmação chega de um relatório do reputado analista Ming-Chi Kuo, sendo que a fabricante irá regressar à tecnologia ‘tesoura’, usada até esse ano.

Segundo o relatório de Kuo, o novo design vai chegar ainda este ano nos Macbook Air que a Apple planeia lançar, estendendo-se aos Macbook Pro que chegarão apenas em 2020.

macbook teclado borboleta tesoura
Teclado 'borboleta' (em baixo) e teclado 'tesoura' (em cima)

O problema dos teclados borboleta

Esta foi provavelmente a mudança mais polémica introduzida pela Apple nos seus computadores portáteis nos últimos anos. A mudança chegou pela necessidade a Apple reduzir a grossura dos portáteis, mas não correu bem.

Os teclados ‘borboleta’ foram criticados desde início, por oferecerem teclas demasiado baixas, e em alguns modelos repetirem até caracteres.

macbook mecanismo borboleta tesoura
A diferença entre o mecanismo 'tesoura' (esq.) e o mecanismo 'borboleta' (dir)

É principalmente por estas e outras queixas, que a Apple tem atualmente ativo um programa de reparação de teclados dos Macbooks com teclados borboleta. Os Macbook Pro lançados este ano têm um teclado borboleta redesenhado, que afirma corrigir alguns dos seus problemas, mas os novos materiais pouco efeito tiveram na experiência real.

Macbook Pro de 2015 foi o último modelo a chegar com teclado 'tesoura'

Se estas informações estiverem corretas, pode ser uma decisão importante para o futuro dos computadores da Apple. O Macbook Pro de 2015 com que escrevo este artigo foi um dos últimos modelos a chegar com um teclado ‘tesoura’, e é o conhecimento de causa da qualidade deste tipo de teclado que me faz acreditar que este volte-face é acertado.

Amantes dos computadores Apple, e potenciais futuros compradores de um modelo devem, no entanto, ter reservas nas expectativas. Neste momento estamos a falar de uma informação lançada por um analista que, embora credível, deva ser tida em conta como não sendo oficial. Mas o tempo vai encarregar-se de a confirmar ou desmentir.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.