Apple deu mais controlo ao utilizador no iOS 14.5 e a resposta foi massiva

Bruno Coelho
Comentar

Se tens um iPhone com o iOS 14.5, certamente já te deparaste com as mesmas questões que eu nos últimos dias. Abres uma app, por exemplo, o Facebook, e és imediatamente questionado sobre permissões.

Com o iOS 14.5, chegou uma funcionalidade de anti-seguimento por parte de certas aplicações. Isto permite ao utilizador decidir se quer que apps como o Facebook monitorizem a sua atividade noutras aplicações e sites para assim lhe mostrarem anúncios mais adequados.

Ora, segundo revela a Flurry Analytics, desde o lançamento desta funcionalidade que a maioria dos utilizadores tem ido contra a mesma. Segundos os analistas, apenas 4% dos utilizadores nos Estados Unidos optam por dar permissão às aplicações. Estes dados são referentes a 2,5 milhões de utilizadores.

Apenas 12% dos utilizadores de iOS 14.5 aceitam o seguimento

Quando se aumenta a amostra para o cenário global, o número de utilizadores que aceita o seguimento de certas aplicações, sobe. A nível global são 12% de 5,3 milhões de utilizadores que aceitaram o pedido.

Fonte: Flurry Analytics
Apenas 12% dos utilizadores optam pelo seguimento. Fonte: Flurry Analytics

Na prática, com o iOS 14.5, as aplicações têm agora de pedir permissão ao utilizador antes de aceder ao indicador aleatório de anúncios do equipamento. Deves ter em conta que esta funcionalidade não está ativa por defeito. E se quiseres impedir esse seguimento, deves seguir os passos abaixo.

Como impedir o seguimento no iOS 14.5

Vai às Definições > Clica em Privacidade > Escolhe Seguimento > Desativa a funcionalidade

Em reação a este movimento, o Facebook é quem mais se tem mostrado contra. Ao que parece, estará mesmo a enviar mensagens aos utilizadores para estes autorizarem o seguimento se querem manter a app gratuita. Como podes nas apps que tenho instaladas, também o OLX ou a Glovo pedem o mesmo.

olx

Do meu lado, tenho recusado todos os pedidos de seguimento. Terá mesmo o Facebook coragem para impedir o acesso gratuito à sua app?

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.