Apple pede desculpa pelo bug recentemente encontrado no Facetime

Carlos Oliveira

Recentemente foi descoberto um preocupante bug na aplicação Facetime. Em suma, este problema na aplicação da Apple colocava em questão a privacidade de todos os utilizadores quando estes iniciavam uma video chamada de grupo.

Poucos dias depois, a gigante de Cupertino já veio admitir este problema e igualmente prestar um pedido de desculpas aos seus utilizadores. Declaração essa que foi noticiada recentemente pela agência CNBC.

Apple Facetime

Na declaração emitida pela Apple podemos ler que o bug presente no Facetime já se encontra corrigido do lado dos servidores. Isto significa que os engenheiros da tecnológica já identificaram a origem do problema e, acima de tudo, já o eliminaram.

Apple já corrigiu o bug presente no Facetime que inundou a internet nos últimos dias

No entanto, importa frisar que a funcionalidade que havia sido suspensa ainda não se encontra disponível para os utilizadores. Será apenas na próxima semana que a Apple irá presentear-nos com a devida correção para o bug encontrado no Facetime.

Para além disso, a empresa de Cupertino aproveitou a ocasião para agradecer à família Thompson pela descoberta desta falha. Esta mensagem dá a entender que, afinal de contas, os esforços encetados por esta família não foram totalmente em vão.

Ainda na mesma declaração, a Apple não se poderia coibir de deixar um pedido de desculpas a todos os lesados. De forma não surpreendente, a empresa de Cupertino salienta, uma vez mais, que leva o assunto da segurança dos seus utilizadores muito a sério.

A origem de todo este problema

Tudo começou a meados da semana que agora termina com a descoberta de um bug que coloca em causa a privacidade de todos os utilizadores do Facetime. Em síntese, era possível ter acesso ao microfone da pessoa que te estava a ligar, mesmo antes de atenderes a chamada.

Este fenómeno ocorria quando alguém dava início a uma chamada de grupo na aplicação da Apple. Enquanto que o teu iPhone "tocava", bastava adicionares outro contacto à chamada para conseguires acesso prévio ao microfone de quem te estava a ligar.

Ademais, exista uma condição sobre a qual o remetente conseguia ter acesso à câmara do teu dispositivo. Neste caso concreto, tal podia ser explorado quando utilizasses o botão power para silenciar a chamada que estavas a receber.

Por fim, salientar novamente que todos estes problemas já se encontram devidamente resolvidos pela Apple. Por conseguinte, a empresa refere que no decorrer da próxima semana será libertada uma atualização para todos os seus utilizadores, a fim de voltar a colocar tudo no seu estado normal.

Editores 4gnews recomendam:

Tens um iPhone antigo? Poderás não vir a receber o Apple iOS 13

Apple: Vice-presidente da Siri abandona assistente de voz

Muito cuidado! Google Maps está a ser utilizado para fraudes

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.