Apple pede desculpa pelo bug recentemente encontrado no Facetime

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente foi descoberto um preocupante bug na aplicação Facetime. Em suma, este problema na aplicação da Apple colocava em questão a privacidade de todos os utilizadores quando estes iniciavam uma video chamada de grupo.

Poucos dias depois, a gigante de Cupertino já veio admitir este problema e igualmente prestar um pedido de desculpas aos seus utilizadores. Declaração essa que foi noticiada recentemente pela agência CNBC.

Na declaração emitida pela Apple podemos ler que o bug presente no Facetime já se encontra corrigido do lado dos servidores. Isto significa que os engenheiros da tecnológica já identificaram a origem do problema e, acima de tudo, já o eliminaram.

Apple já corrigiu o bug presente no Facetime que inundou a internet nos últimos dias

No entanto, importa frisar que a funcionalidade que havia sido suspensa ainda não se encontra disponível para os utilizadores. Será apenas na próxima semana que a Apple irá presentear-nos com a devida correção para o bug encontrado no Facetime.

Para além disso, a empresa de Cupertino aproveitou a ocasião para agradecer à família Thompson pela descoberta desta falha. Esta mensagem dá a entender que, afinal de contas, os esforços encetados por esta família não foram totalmente em vão.

Ainda na mesma declaração, a Apple não se poderia coibir de deixar um pedido de desculpas a todos os lesados. De forma não surpreendente, a empresa de Cupertino salienta, uma vez mais, que leva o assunto da segurança dos seus utilizadores muito a sério.

A origem de todo este problema

Tudo começou a meados da semana que agora termina com a descoberta de um bug que coloca em causa a privacidade de todos os utilizadores do Facetime. Em síntese, era possível ter acesso ao microfone da pessoa que te estava a ligar, mesmo antes de atenderes a chamada.

Este fenómeno ocorria quando alguém dava início a uma chamada de grupo na aplicação da Apple. Enquanto que o teu iPhone "tocava", bastava adicionares outro contacto à chamada para conseguires acesso prévio ao microfone de quem te estava a ligar.

Ademais, exista uma condição sobre a qual o remetente conseguia ter acesso à câmara do teu dispositivo. Neste caso concreto, tal podia ser explorado quando utilizasses o botão power para silenciar a chamada que estavas a receber.

Por fim, salientar novamente que todos estes problemas já se encontram devidamente resolvidos pela Apple. Por conseguinte, a empresa refere que no decorrer da próxima semana será libertada uma atualização para todos os seus utilizadores, a fim de voltar a colocar tudo no seu estado normal.

Editores 4gnews recomendam:

Tens um iPhone antigo? Poderás não vir a receber o Apple iOS 13

Apple: Vice-presidente da Siri abandona assistente de voz

Muito cuidado! Google Maps está a ser utilizado para fraudes

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.