Apple derrota Samsung e massacra Xiaomi no mercado de smartphones​​​​​​​

Bruno Coelho
Comentar

O mercado global de smartphones sofreu mexidas no quarto trimestre de 2021. Quem o diz é o mais recente relatório dos analistas da Canalys, que coloca a Apple em grande destaque com 22% de quota de mercado.

A empresa sediada em Cupertino conseguiu superar todos os rivais. A fonte aponta estes números face à grande procura do iPhone 13. No entanto, os envios gerais apenas aumentaram 1% neste trimestre, já que a escassez de componentes face à pandemia de Covid-19 continua a fazer-se sentir.

Apple ultrapassa Samsung e deixa Xiaomi bem longe

A Apple não só derrota a Samsung, que desce para segundo lugar com 20% de quota de mercado, como acaba por massacrar a Xiaomi. A fabricante chinesa tem aspirações de chegar à primeira posição do ranking mobile, mas no último trimestre de 2021 ficou-se por 12% de quota de mercado.

Envios do mercado de smartphone no quatro trimestre de 2021 e comparação com o período homólogo. Crédito: Canalys
Envios globais de smartphones no quarto trimestre de 2021 e comparação com o período homólogo. Crédito: Canalys

Curiosamente os cinco primeiros lugares são completados por mais duas fabricantes chinesas. A Oppo aparece na quarta posição com 9%, e a tabela fecha com a Vivo com 8% de quota de mercado em quinto lugar.

“A Apple está de volta ao topo do mercado de smartphones após três trimestres, impulsionada por um desempenho impressionante do iPhone 13”, afirma o analista da Canalys Sanyam Chaurasia.

É bom termos em conta que estas são estimativas preliminares, e os resultados finais podem sofrer ligeiras alterações. Nos envios referentes ao quarto trimestre de 2021, os números da submarca OnePlus são contabilizados para os da Oppo.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.