A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presentes no universo dos smartphones, mas a Apple é uma das maiores empresas do ramo que ainda não entrou nessa moda. Contudo, tal deverá concretizar-se ainda este ano, tal como aponta Tim Cook.
Foi na última reunião com investidores que o CEO da Apple deu a entender que a IA generativa integrará os iPhone 16. Deste modo, os próximos smartphones da Apple poderão rivalizar com equipamentos da Samsung e Google.
Tim Cook promete falar mais sobre IA ainda este ano
Tim Cook referiu perante os seus investidores que a Apple trabalha efetivamente no desenvolvimento de uma IA generativa. O executivo afirmou que irá falar mais sobre esse assunto "ainda este ano".
"Em termos de IA generativa, que, eu acho, é o vosso foco, temos muito trabalho em andamento internamente, como mencionei antes. O nosso MO, por assim dizer, sempre foi trabalhar e depois falar sobre trabalho e não nos anteciparmos. Então, vamos considerar isso também. Mas temos algumas coisas que nos deixam extremamente entusiasmados e que falaremos ainda este ano".
Em momento algum Tim Cook refere quais serão os equipamentos ou plataformas a estrear a sua IA generativa. Todavia, dada a importância que o iPhone tem para a Apple, é quase certo que os seus novos modelos irão estrear esta tecnologia.
Essa tese tem sido sustentada por vários rumores que apontam que este será o ano em que a Apple irá apostar na IA. Aliás, código do iOS 17.4 sugere que a Siri receba um reforço com a introdução de mecanismos de IA generativa.
Essas tecnologias deverão ajudar a assistente virtual da Apple a fazer resumos ou a dar melhores sugestões de respostas no iMessage. Além disso, deverá ser parte integrante de aplicações da empresa como o Apple Music, Pages ou Keynote.
Para os seus modelos de IA, a Apple quer deixar todas as possibilidades em aberto para o seu funcionamento. Com efeito, está a desenvolver e a testar modelos capazes de correr localmente no iPhone e outros que requerem uma ligação à internet.
É possível que fiquemos a saber mais sobre a IA generativa da Apple já em junho por ocasião da WWDC 2024. Porém, a sua estreia deverá concretizar-se apenas em setembro com o lançamento dos iPhone 16.