A Apple terá sobrevalorizado a procura por modelos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas para este ano.
Agora está a correr atrás do prejuízo e já reduziu os pedidos de produção dos novos processadores M2 Pro e M2 Max em cerca de 30%.
Fraca procura por MacBook Pro leva Apple a reduzir produção de processadores M2 Pro e M2 Max
Ao que tudo indica, a Apple errou nas suas previsões para os modelos de 14 e 16 polegadas do MacBook Pro 2022. A empresa de Cupertino terá estimado uma procura maior do que aquela que efetivamente vai ter. A informação chega através do analista Ming-Chi Kuo que revelou hoje que a empresa está já a tomar medidas para fazer frente à situação.
De acordo com o conhecido analista, a Apple já enviou um pedido aos seus fornecedores para reduzir os pedidos dos novos processadores M2 Pro e M2 Max em cerca de 30 %, antes de estes entrarem na fase de produção em massa.
Ainda segundo Ming-Chi Kuo, a fraca procura pelos novos modelos de MacBook tem como origem o facto de existirem menos pessoas na modalidade de teletrabalho e de os portáteis disporem de pontos limitados de venda.
O conhecido analista acrescenta ainda que o facto de o portátil receber “apenas” a atualização no processador também não está a impulsionar a procura por parte dos utilizadores.
Mas a Apple está apenas a ser fiel à sua própria estratégia. Recorde-se que os modelos MacBook Pro, lançados em 2021, foram alvo de alterações significativas como, por exemplo, o entalhe na zona superior, o regresso das portas MagSafe e HDMI, entre outros. E, habitualmente, esta série deixa passar algumas gerações até voltar a ser atualizada significativamente.
Tudo o que sabemos sobre o MacBook Pro 2022
Vários rumores têm vindo a levantar um pouco o véu sobre a nova linha de portáteis Apple. Por exemplo, tanto Mark Gurman, jornalista da agência BloomBerg, como o analista Ming-Chi Kuo acreditam que os novos modelos de 14 e 16 polegadas do MacBook Pro vão chegar ainda em 2022, num evento que poderá acontecer em outubro ou novembro.
Também segundo estas fontes, o design dos novos modelos não irá sofrer alterações, visto que a Apple cumpriu esta tarefa no ano passado com a adição do entalhe a este modelo. Espera-se antes que a empresa confira uma maior conectividade.
A grande mudança estará no interior do portátil com a integração dos novos processadores M2 Pro e M2 Max. Mark Gurman afirma que estes chips podem oferecer de até 12 núcleos de processamento e 38 núcleos gráficos, acima dos 10 e 32 no M1 Max
A dúvida que está no ar é se os processadores vão ser baseados no processo de 5 nm ou 3 nm. O ideal seria este último que fornece melhorias significativas em termos de desempenho e eficiência energética. No entanto, Ming-Chi Kuo já afirmou que é provável que a Apple recorra ainda ao processo de 5 nm, reservando os chips 3nm para modelos a lançar no futuro.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple iPhone 14: vê aqui as melhorias na autonomia de bateria da nova geração
- Apple iPhone 14: memória RAM revelada com boas notícias para os modelos base
- Apple Fitness+: novidades chegam a Portugal no final do outono