Apple continua com dificuldades e MacBook Pro dobrável não chega tão depressa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Parece que o que impede a Apple de entrar no segmento de dobráveis são desafios técnicos. Mais especificamente no caso do MacBook Pro dobrável que só vai chegar ao mercado em 2027 ou mesmo depois disso em 2028.

Foldable MacBook survey update - mass production delayed significantly1. Final display size spec confirmed at 18.8 inches. Apple has canceled the 20.25-inch design.2. Due to technical challenges with the display and mechanical, the assembly mass production schedule has been… https://t.co/mPviHVeK0x

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 22 de agosto de 2024

A informação foi partilhada pelo analista Ming-Chi Kuo na rede social X. Mas as previsões do conhecido analista são ainda mais pessimistas já que avança que a versão dobrável deste MacBook com 20,3 polegadas foi cancelada.

De acordo com Ming-Chi Kuo o tamanho do ecrã do MacBook dobrável será de 18,8 polegadas. O analista apoia-se nas suas fontes junto da cadeia de fornecedores para avançar com estas informações.

Lançadas dúvidas sobre iPad dobrável

imagem de um portátil dobrável
Imagem alusiva a um portátil dobrável gerada por IA Microsoft Designer

Mas as dificuldades da Apple em entrar no segmento de equipamentos dobráveis estendem-se a todo o tipo de terminais. Na mesma publicação da rede X, Ming-Chi Kuo lança dúvidas sobre o iPad dobrável.

Anteriormente, o analista acreditava que o tablet seria lançado este ano. E não era o único, também a empresa de pesquisa CCS Insight e a concorrente Samsung previam o mesmo.

Mas agora Ming-Chi Kuo afirma que “não há qualquer vislumbre” para o lançamento de um iPad dobrável nos próximos tempos.

O analista esclarece também que isso pode acontecer porque alguns rumores acabaram por chamar iPad dobrável ao MacBook dobrável. Na realidade, para já o que distingue os dois equipamentos é o software macOS, visto que os ecrãs podem ter o mesmo tamanho.

Como esperado, a Apple mantém o silêncio sobre este assunto. Mas a empresa de Tim Cook fez já vários pedidos de patentes relacionados com ecrãs dobráveis, por isso mantém-se a expetativa de a Apple entrar neste segmento de mercado.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt