A nova regulamentação da União Europeia implica que todas as empresas que fabricam smartphones tenham de adotar aquela que é considerada a porta de carregamento universal, USB-C, até 2024.
Mas entre as principais fabricantes mundiais, é a Apple que vem resistindo a avançar nesse sentido. Embora tenha vindo a implementar ao longo dos últimos anos a porta USB-C em quase todos os seus produtos, parece que o iPhone será dos últimos da marca a chegar com esta porta.
Executivo da Apple afirma que a empresa "tem que cumprir" com as normas da UE
Em conversa com a Bloomberg esta quarta-feira, o líder de marketing da Apple, Greg Joswiak, confirmou que a Apple “tem que cumprir” com as normas da União Europeia. Esta foi a primeira confirmação oficial de algo que parecia inevitável.
O executivo não referiu se esta mudança vai acontecer já em 2023 com a chegada dos iPhone 15. Mas Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, afirma que estes serão mesmo os primeiros smartphones da empresa a chegar com essa porta de carregamento.
Em conversa com o Wall Street Journal, Joswiak afirmou que a empresa não concorda com a União Europeia há décadas na questão do carregador. Isto porque em tempos a entidade quis que a Apple adotasse as portas micro-USB.
Ora, o executivo acredita que se tal tivesse sucedido, não teriam sido inventadas as portas USB-C e Lightning que hoje reconhecemos como mais convenientes. A empresa acredita que mudar para USB-C vai resultar em mais lixo eletrónico.
A Apple alega que esta mudança vai fazer com que os utilizadores tenham de trocar os seus cabos Lightning por cabos USB-C. Mas se os utilizadores agradeceram a mudança noutros produtos da marca, só poderemos fazer o mesmo no iPhone.
Editores 4gnews recomendam:
- Atenção, Netflix! SkyShowtime chega a Portugal com 50% de desconto para sempre
- One UI 5: sabe quando chega o Android 13 a mais smartphones da Samsung
- Mensagens Google vai copiar esta funcionalidade do WhatsApp