Apple. Comissão Europeia investiga a compra do Shazam

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A9 de dezembro. De uma só empreitada, a tecnológica de Cupertino adquiriu assim o icónico serviço de identificação de músicas. Agora, Comissão Europeia investiga o negócio.

Tal como nos conta a publicação The Verge, o negócio milionário despertou algumas preocupações junto da Comissão Europeia. Em comunicado oficial na página institucional a Comissão afirma que irá investigar criteriosamente todos os detalhes desta aquisição. Baseia-se em receios sobre um possível compromisso da competitividade e do mercado livre (livre concorrência).

Vê ainda: Samsung Galaxy S9. Tudo o que já sabemos

Um considerável número de países no qual se incluem a França, Islândia, Espanha e Áustria terão pedido à Comissão Europeia para investigar a aquisição do Shazam pela Apple. Pretendem averiguar se o negócio é permitido à luz das diretivas europeias e dos princípios da União.

Mais sucintamente, estes países querem saber o quão grande ameaça pode ser a aquisição do Shazam pela Apple para a concorrência local e regional. Perante estes temores, a Apple terá que solicitar a aprovação da Comissão Europeia. Note-se que aqui o regulador europeu pode simplesmente dar o seu aval.

Comissão Europeia atenta à compra do Shazam pela Apple

Já por outro lado, a Comissão Europeia pode iniciar uma investigação mais profunda e criteriosa. Algo que em última análise poderia atrasar todo o processo de integração da Shazam na estrutura empresarial da Apple. Teremos que esperar pela próxima ação da entidade supra-nacional.

A tecnológica de Cupertino anunciou a aquisição em setembro último. Na altura não revelou as quantias envolvidas no negócio mas especula-se que esse valor ronde os 400 milhões de dólares.

De momento permanece também um mistério o objectivo último da Apple para o Shazam. O que poderá fazer a empresa de Tim Cook com este serviço de reconhecimento de música e não só?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Oreo será o menor dos trunfos do Nokia 7 Plus

Huawei expande o seu portfólio de com o Honor 9 Lite a 229€

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.