A generalidade das pessoas e até dos analistas de mercado, considera que o Apple Vision Pro é um fracasso de vendas, tendo ficado bastante aquém das expetativas.
Mas Tim Cook defendeu publicamente o dispositivo e a sua aparente falta de sucesso com apenas três palavras: produto de adoção inicial.
Apple Vision Pro “não é um produto de mercado de massas”
Tim Cook tem perfeita consciência de que toda a gente espera sempre que cada produto da Apple seja um sucesso a nível global. Visto que o Vision Pro não cumpriu esse parâmetro, recentemente em duas ocasiões distintas, o CEO da Apple explicou que o dispositivo não se enquadra numa categoria habitual.
Em declarações ao The Wall Street Journal, o responsável máximo da Apple explicou que “por 3.500 dólares, este não é um produto de mercado de massas”. Acrescentando ainda que o Vision Pro está direcionado para “pessoas que querem ter a tecnologia do amanhã já hoje”.
Na recente entrevista que deu à Wired, Tim Cook reforça a mesma ideia afirmando que este é um “produto de adoção inicial” e que “o ecossistema está a crescer”. O responsável esclarece, aliás, que o mais importante para a Apple é o ecossistema.
O sucesso traz pressão
A explicação de Tim Cook faz sentido, especialmente numa área como a Realidade Mista que ainda tem pouco tempo no mercado e, consequentemente, pouca oferta.
No entanto, produtos como o iPod e o iPhone registaram um sucesso global tal que colocaram demasiada pressão na Apple.
Depois de tantos anos a liderar os rankings de vendas de terminais móveis, as expetativas para cada novo produto são elevadíssimas e quando algum não cumpre com um certo número de vendas, automaticamente pode ser considerado um fracasso
E parece que o Vison Pro é o atual melhor exemplo disso. Recorde-se que o dispositivo continua à venda apenas em alguns mercados selecionados e que Portugal não está incluído na lista de contemplados.