Apple: com 3 palavras apenas Tim Cook defende o Vision Pro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A generalidade das pessoas e até dos analistas de mercado, considera que o Apple Vision Pro é um fracasso de vendas, tendo ficado bastante aquém das expetativas.

Mas Tim Cook defendeu publicamente o dispositivo e a sua aparente falta de sucesso com apenas três palavras: produto de adoção inicial.

Apple Vision Pro “não é um produto de mercado de massas”

Tim Cook com o Apple Vision Pro
Tim Cook na apresentação oficial do Apple Vision Pro Crédito@Apple

Tim Cook tem perfeita consciência de que toda a gente espera sempre que cada produto da Apple seja um sucesso a nível global. Visto que o Vision Pro não cumpriu esse parâmetro, recentemente em duas ocasiões distintas, o CEO da Apple explicou que o dispositivo não se enquadra numa categoria habitual.

Em declarações ao The Wall Street Journal, o responsável máximo da Apple explicou que “por 3.500 dólares, este não é um produto de mercado de massas”. Acrescentando ainda que o Vision Pro está direcionado para “pessoas que querem ter a tecnologia do amanhã já hoje”.

Na recente entrevista que deu à Wired, Tim Cook reforça a mesma ideia afirmando que este é um “produto de adoção inicial” e que “o ecossistema está a crescer”. O responsável esclarece, aliás, que o mais importante para a Apple é o ecossistema.

O sucesso traz pressão

A explicação de Tim Cook faz sentido, especialmente numa área como a Realidade Mista que ainda tem pouco tempo no mercado e, consequentemente, pouca oferta.

No entanto, produtos como o iPod e o iPhone registaram um sucesso global tal que colocaram demasiada pressão na Apple.

Depois de tantos anos a liderar os rankings de vendas de terminais móveis, as expetativas para cada novo produto são elevadíssimas e quando algum não cumpre com um certo número de vendas, automaticamente pode ser considerado um fracasso

E parece que o Vison Pro é o atual melhor exemplo disso. Recorde-se que o dispositivo continua à venda apenas em alguns mercados selecionados e que Portugal não está incluído na lista de contemplados.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt