Nos últimos anos, a Apple tem distinguido o processador aplicado nos seus smartphones. Enquanto os modelo Pro contam com o hardware mais recente, os modelos ficam-se pelo processador desvendado no ano anterior.
Contudo, este ano, esse paradigma poderá mudar. Ao que tudo indica, a tecnológica norte-americana utilizará o processador A18 em todos os modelos. Contudo, poderá haver uma ressalva.
A semelhança do A18 em todos os iPhone 16 poderá ser apenas no nome
A notícia veiculada pela publicação MacRumors, não exclui a possibilidade de a Apple trazer, mesmo assim, algumas diferenças nos seus processadores. Com efeito, as semelhanças entre todos os iPhone 16 poderão verificar-se apenas na designação do seu processador.
Mas vamos por partes. Em primeiro lugar, esta não é a primeira vez que se especula que os iPhone 16 possam contar todos com o processador A18. Esse tese já foi levantada anteriormente e agora parece ganhar mais força.
Isto porque Nicolás Alvarez encontrou recentemente indícios disso nos identificadores dos novos smartphones da Apple. O código descoberto dá conta da existência do iPhone 17,1, iPhone 17,2, iPhone 17,3, iPhone 17,4 e iPhone 17,5.
O importante a reter é que todos os identificadores começam com o mesmo número (17). Note-se que os iPhone 15 e iPhone 15 Plus eram identificados como iPhone 15,4 e iPhone 15,5, ao passo que os modelos Pro eram os iPhone 16,1 e iPhone 16,2.
É com base nestes dados que se acredita cada vez mais que a Apple trará o processador A18 em todos os modelos do iPhone 16. No entanto, quando falamos da Apple não podemos descartar a possibilidade dela encontrar outros métodos para distinguir os modelos base dos Pro.
Nesse sentido, ela poderá aplicar uma versão menos poderosa do A18 nos iPhone 16 e iPhone 16 Plus. Poderá fazê-lo reduzindo algumas das suas especificações, como o número de núcleos gráficos ou outros detalhes similares.
Algo que se espera que seja igual em todas as versões do A18 são os seus núcleos neurais. Estes serão essenciais para o bom funcionamento da Apple Intelligence, que certamente deverá oferecer funcionalidades semelhantes em todos os iPhone 16.
Para já, estamos apenas a especular com base nas informações disponíveis. Tudo só será esclarecido quando a Apple divulgar todas as especificações do seu novo processador, algo que só deverá acontecer em setembro.