No domingo, dia 14 de abril, a Apple removeu o emulador de Game Boy iGBA da App Store. Supostamente, o motivo para a marca ter removido a app relaciona-se com violações às Diretrizes de Revisão de Aplicações.
De acordo com a MacRumors, a empresa fundada por Steve Jobs considera que a app viola as regras relacionadas com spam e direitos autorais. Apesar de identificar o foco do problema, a Apple não foi específica nos detalhes que deu.
Recorde-se que a iGBA era uma espécie de imitação da app GBA4iOS. Como refere a mesma fonte de informação, a iGBA foi altamente requisitada na App Store, depois de ser lançada no fim de semana. No entanto, nas redes sociais, rapidamente surgiram reclamações sobre o facto desta app ser uma cópia ostensiva da GBA4iOS.
O criador da app pronunciou-se sobre o assunto. Nas palavras de Riley Testut, “eu não dei permissão a ninguém para fazer isso". O próprio acrescentou, ainda, que se sente “muito feliz que o App Review exista para proteger os consumidores de golpes e fraudes como este” (via MacRumors).
Apesar da polémica, não se sabe se a Apple eliminou o iGBA da App Store por este ser, alegadamente, uma cópia do GBA4iOS. A mesma fonte de informação, especialista em assuntos da Apple, pediu esclarecimentos à marca, mas não obteve resposta.
A iGBA permitia que se jogassem jogos de Game Boy, através de ROMs gratuito
Sobre a iGBA, sabe-se que esta permitia que users de iPhone jogassem jogos de Game Boy, ao carregar ROMs grátis obtidos pela web. Apesar da remoção feita pela Apple, o iGBA pode ser usado na mesma por aqueles que fizeram o seu download antes da app ter sido removida.
Em relação ao download gratuito dos jogos da marca, a Nintendo afirmou que este se trata de um método ilegal. De acordo com a MacRumors, apesar de não haver certezas, é possível que a Apple tenha apagado a app por causa de queixas da Nintendo.
Nas Diretrizes de Revisão de Aplicações da Apple, podem ler-se algumas considerações acerca de propriedade intelectual.
“Certifique-se de que a aplicação inclui apenas conteúdo que tu criaste ou que tens licença para usar. A app poderá ser removida se ultrapassar os limites e usar conteúdo sem permissão. Claro, isso também significa que a app de outra pessoa pode ser removida se ela tiver “usado emprestado” o teu trabalho” (via MacRumors).
A app que gerou alguma polémica chegou à App Store, uns dias depois da Apple ter revisto as suas diretrizes. Acerca de Testut, criador da GBA4iOS, este criou um emulador de jogos diferente.
Chama-se “Delta” e encontra-se fora da App Store. De qualquer maneira, não se sabe se, caso a Apple mude algumas regras, o “Delta” não possa chegar à App Store.