Apple quer trazer ao mercado o carregamento sem fios entre dispositivos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Embora o carregamento sem fios não seja uma tecnologia recente, só em 2017 é que a Apple a trouxe para os seus smartphones. Os iPhone 8 e iPhone X foram os primeiros a contar com este método de carregamento e fizeram com que o mercado olhasse para ele de outra forma.

Este tipo de carregamento por indução já está, por exemplo, presente nos equipamentos da Samsung há vários anos. Todavia, a Apple consegue ter uma influência no mercado diferente da Samsung. Algo que faz com que este olhe agora para o carregamento sem fios de outra forma.

Vê ainda: Samsung Galaxy Note 9: Vê os vídeos promocionais do smartphone

É esperado que esta tecnologia venha a ser cada vez mais omnipresente no mercado. Espera-se ainda que as infraestruturas para tal comecem a proliferar e que consigas carregar o teu smartphone desta forma em muitos mais locais.

Ainda assim, a empresa de Cupertino tem novos planos para esta tecnologia. A Apple quererá implementar no mercado a possibilidade de trocar energia entre vários dispositivos por intermédio do carregamento sem fios.

Em breve poderás carregar o teu Apple iPhone através do teu iPad ou MacBook

Atualmente, as bobines de carregamento por indução funcionam apenas para um lado. Ou seja, aquelas que se encontram no iPhone ou Apple Watch conseguem apenas receber energia.

Já as que marcam presença nos carregadores sem fios apenas podem distribuir energia. Porém, a nova patente da Apple promete um novo tipo de bobines que permitem o fluxo de energia para ambos os lados.

Estas poderão ser implementadas por debaixo do ecrã do teu iPad ou ao lado do trackpad do teu MacBook. Desta forma, ao colocares o teu iPhone sobre um destes dispositivos poderás aproveitar a energia deles para carregar o teu smartphone.

Obviamente que o Apple Watch e os AirPods não poderiam ficar de fora. A mesma ideologia seria aplicada no carregamento destes dispositivos. Tudo isto para que possas transferir energia de onde ela sobra para onde mais necessitas num determinado momento.

A mesma patente refere ainda um equipamento que possua apenas uma bateria e as bobines necessárias para o carregamento sem fios. Isto remete-nos para uma versão modificada do AirPower. Uma versão na qual o dispositivo servirá como uma powerbank sem fios que poderás transportar para qualquer lado.

Esta patente foi submetida junto da US Patent Office. Esta submissão não implica uma aplicação prática desta tecnologia, embora fosse muito interessante que a Apple a trouxesse para o mundo real.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei poderá lançar um smartphone dobrável antes da Samsung

Android. ZTE terá de mudar o nome do segmento mobile

Android. Será este o próximo topo de gama Xiaomi Mi MIX 3?

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.