Duas abordagens distintas: leveza contra integração total
O novo Apple CarPlay Ultra, dá um salto significativo em relação ao CarPlay tradicional.
Pela primeira vez, permite controlar o ar condicionado, o rádio, consultar a pressão dos pneus e muito mais. Tudo isto a partir do ecrã, com uma experiência visual intuitiva e já familiar aos utilizadores Apple.
Já o Google Built-In, já integrado em carros como o Volvo EX90, consegue ir ainda mais longe.
Este sistema, que não depende do smartphone, está totalmente embutido no carro. Controla funcionalidades como os vidros, o desembaciador e integra a inteligência artificial Gemini AI para respostas personalizadas e até sugestões de receitas ou mensagens.
Qual é mais fácil de integrar?
A Apple segue uma abordagem mais leve. O CarPlay Ultra corre através do iPhone, exigindo apenas que o carro tenha um processador suficiente para suportar as novas funcionalidades. A Aston Martin, por exemplo, vai atualizar modelos de 2023 e 2024 com suporte para o Ultra através de firmware.
O Google Built-In, por outro lado, exige uma integração profunda da marca automóvel com o Android. Isto dá mais controlo ao sistema, mas também mais trabalho para o fabricante. Como está embutido, o carro pode funcionar sem o telemóvel, o que o torna mais independente.

Siri vs. Gemini AI
Com o CarPlay Ultra, a Siri tem acesso a mais comandos: podes pedir para ajustar o ar condicionado, mudar de música ou encontrar restaurantes. Mas ainda não consegue baixar os vidros ou destrancar portas.
Já o Gemini AI da Google oferece uma experiência mais completa. Podes pedir sugestões para passeios de família, enviar mensagens, ou até perguntar o significado de um aviso no painel do carro. Como está ligado à tua conta Google, tem acesso a emails, calendário e até aos manuais técnicos da marca automóvel.
É preciso também ter em conta que o Gemini AI é atualmente muito mais avançado e útil do que a Siri para navegação automóvel e gestão do carro, especialmente para utilizadores que procuram assistência mais inteligente e contextual.
Interface e experiência do condutor
Ambos os sistemas apostam em interfaces simples e familiares.
Com o CarPlay Ultra, os utilizadores Apple sentem-se "em casa", mesmo num carro de aluguer. No Aston Martin DBX, o sistema mostra as apps em ecrãs personalizáveis, mantendo alguns botões físicos para quem prefere controlo tradicional.
Já o Google Built-In também aposta numa navegação fluida, mas com uma integração mais profunda no carro.
O painel digital pode mostrar avisos, instruções de navegação ou sugestões contextuais diretamente no ecrã atrás do volante.

Manutenção, segurança e atualizações
O CarPlay Ultra depende do iPhone, o que significa que a segurança e atualizações chegam através da Apple. É mais simples e imediato.
O Google Built-In é menos claro. Como o sistema está embutido, será que os fabricantes vão manter atualizações de segurança ao longo dos anos? E o desempenho, com o tempo, será o mesmo?
Quem ganha?
O CarPlay Ultra é ideal para quem quer uma experiência consistente, familiar e rápida de usar, com integração crescente e dependente do iPhone.
O Google Built-In aposta numa experiência mais completa e autónoma, perfeita para quem quer máxima integração e funcionalidades com inteligência artificial.
No final, a escolha depende do tipo de condutor que és, de que smartphone tens no bolso e a parceria entre o teu carro e a marca do teu telemóvel.
Adiciona o 4gnews ao teu Google News