Apple CarPlay ultra rejeitado por grandes fabricantes automóveis

A Apple anunciou recentemente o CarPlay Ultra mas o entusiasmo da gigante tecnológica não está a ser partilhado por todos. Marcas como Audi, Mercedes-Benz, Volvo, Polestar e Renault decidiram não implementar o novo sistema.

CarPlay Ultra Aston Martin
Créditos: Apple

CarPlay Ultra: promessas de uma experiência automóvel melhorada

A proposta da Apple com o CarPlay Ultra é ambiciosa: transformar o interior do carro numa extensão do iPhone.

O sistema irá fornecer dados em tempo real para todos os ecrãs do veículo, incluindo o painel de instrumentos, e permite personalização visual ao estilo da marca automóvel onde se insere. A ideia era oferecer o “melhor do iPhone e o melhor do carro”, com integração profunda no sistema operativo do veículo.

A Aston Martin, e a Porsche já confirmaram que o vão adotar. Mas outras marcas referidas por Apple como “parceiras futuras” recuaram discretamente ou negaram mesmo integrar este sistema.

Mercedes e Audi recuam enquanto Renault diz “não invadam o nosso sistema”

A Mercedes-Benz foi a primeira grande marca a afastar-se publicamente do projeto, tendo anunciado em abril de 2024, num podcast, que não pretendia integrar o CarPlay Ultra. Agora, um novo relatório do Financial Times revela que a Audi também recuou e estas não são as únicas.

A Volvo, a Polestar e a Renault juntaram-se à lista de fabricantes que disseram que não têm planos para adotar o novo sistema da Apple.

A própria Renault terá sido ainda mais clara ao dizer: “Não tentem invadir os nossos sistemas.”

O verdadeiro motivo por trás da rejeição

Segundo especialistas, o motivo principal para a rejeição da implementação do CarPlay Ultra prende-se com dinheiro.

Os fabricantes estão a apostar em serviços por subscrição dentro dos próprios sistemas dos carros e receiam que a presença da Apple reduza o seu controlo e a possibilidade de gerar receitas adicionais.

Deixar a Apple tomar conta da experiência digital a bordo significaria, para muitos, abrir mão de uma fatia lucrativa do negócio.

CarPlay tradicional ainda é bem-vindo

Apesar da resistência ao Ultra, a versão tradicional do CarPlay continua a ser valorizada. Vários inquéritos indicam que é um fator decisivo na escolha de um carro novo, especialmente entre consumidores que valorizam uma boa integração com os seus smartphones.

Assim, tudo indica que o CarPlay continuará presente na maioria dos modelos mas a aposta da Apple numa integração total com o carro ainda vai enfrentar muitos obstáculos.

Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.