
CarPlay Ultra: promessas de uma experiência automóvel melhorada
A proposta da Apple com o CarPlay Ultra é ambiciosa: transformar o interior do carro numa extensão do iPhone.
O sistema irá fornecer dados em tempo real para todos os ecrãs do veículo, incluindo o painel de instrumentos, e permite personalização visual ao estilo da marca automóvel onde se insere. A ideia era oferecer o “melhor do iPhone e o melhor do carro”, com integração profunda no sistema operativo do veículo.
A Aston Martin, e a Porsche já confirmaram que o vão adotar. Mas outras marcas referidas por Apple como “parceiras futuras” recuaram discretamente ou negaram mesmo integrar este sistema.
Mercedes e Audi recuam enquanto Renault diz “não invadam o nosso sistema”
A Mercedes-Benz foi a primeira grande marca a afastar-se publicamente do projeto, tendo anunciado em abril de 2024, num podcast, que não pretendia integrar o CarPlay Ultra. Agora, um novo relatório do Financial Times revela que a Audi também recuou e estas não são as únicas.
A Volvo, a Polestar e a Renault juntaram-se à lista de fabricantes que disseram que não têm planos para adotar o novo sistema da Apple.
A própria Renault terá sido ainda mais clara ao dizer: “Não tentem invadir os nossos sistemas.”
O verdadeiro motivo por trás da rejeição
Segundo especialistas, o motivo principal para a rejeição da implementação do CarPlay Ultra prende-se com dinheiro.
Os fabricantes estão a apostar em serviços por subscrição dentro dos próprios sistemas dos carros e receiam que a presença da Apple reduza o seu controlo e a possibilidade de gerar receitas adicionais.
Deixar a Apple tomar conta da experiência digital a bordo significaria, para muitos, abrir mão de uma fatia lucrativa do negócio.
CarPlay tradicional ainda é bem-vindo
Apesar da resistência ao Ultra, a versão tradicional do CarPlay continua a ser valorizada. Vários inquéritos indicam que é um fator decisivo na escolha de um carro novo, especialmente entre consumidores que valorizam uma boa integração com os seus smartphones.
Assim, tudo indica que o CarPlay continuará presente na maioria dos modelos mas a aposta da Apple numa integração total com o carro ainda vai enfrentar muitos obstáculos.
Adiciona o 4gnews ao teu Google News