Se tens um iPhone ou Apple Watch, em breve será possível tornares o teu dispositivo numa verdadeira chave para abrir, fechar e ligar o teu carro. E a primeira marca a implementar a funcionalidade é a construtora alemã BMW.
O site 9to5Mac explica-nos como funciona esta nova funcionalidade dos produtos Apple, e quando e em que dispositivos vai estar disponível. Esta foi revelada oficialmente durante a última WWDC.
O objetivo do Car Key
Substituir as chaves do carro é o grande objetivo do Car Key. Depois já poderes deixar a tua carteira em casa se pagares com Apple Pay, o futuro será também interagires com o teu veículo recorrendo ao teu iPhone ou Apple Watch.
Graças à tecnologia NFC, basta encostares o teu equipamento ao carro para o abrir. E se tiveres um iPhone 11 ou superior, nem sequer será preciso tirar o terminal do bolso para o ligar e colocar em funcionamento.
No que diz respeito a segurança, será usado um único token que é partilhado entre o teu iPhone e o teu carro. Além disso, será usada a tua localização e Apple ID para que não existam quaisquer falhas. O Car Key vai também funcionar por cinco horas adicionais, caso fiques sem bateria no teu iPhone.
Tal como acontece com os teus cartões, as Car Key serão geridas através da tua Wallet. Contudo, será sempre necessário que tenhas a app da fabricante instalada no teu equipamento.
Modelos compatíveis com o Car Key:
- iPhone XR
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone SE (2nd gen)
- Apple Watch Series 5
Os BMW 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, X5, X6, X7, X5M, X6M, e Z4 fabricados após julho de 2020 também serão compatíveis.
Quando vai ficar disponível
Esta funcionalidade foi apresentada em conjunto com o iOS 14. Contudo, vai ficar disponível para os utilizadores assim que estes começarem a receber a versão final do iOS 13.6 que chega muito em breve.
Editores 4gnews recomendam:
- MacBook Pro com 5 ecrãs? Apple já tem uma ideia de como será
- Santander é mais um banco a aderir ao Apple Pay! Vê todos os bancos disponíveis
- Apple Glasses: este pode ser o design da interface dos óculos de Realidade Aumentada!