Apple autoriza serviços como Google Stadia ou xCloud na App Store, mas com um senão

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A recente disputa entre a Apple e a Epic Games é apenas uma das controvérsias que liga a empresa americana ao mercado do gaming. Temos também a relutância na aprovação de serviços de streaming como o Google Stadia, mas as novas regras da App Store poderão desbloquear o impasse.

Com a atualização das políticas da App Store, serviços como o Google Stadia ou xCloud passam a ser permitidos na loja de aplicações. No entanto, aquilo que a Apple pede em troca deverá continuar a afugentar esses serviços.

Apple quer que cada jogo seja submetido individualmente na App Store

Uma das vantagens dos serviços de streaming de jogos é o acesso a uma panóplia de títulos com apenas uma aplicação. Ou seja, ao aderires a um destes serviços, terás vários jogos ao teu dispor sem a necessidade de os descarregar individualmente.

Com as novas regras anunciadas pela Apple, isso deixará de acontecer nos dispositivos da marca. Serviços como o Google Stadia ou o xCloud podem estar na App Store desde que submetam todos os seus jogos para aprovação de forma individual.

A gigante americana justifica esta condição com a possibilidade de os utilizadores poderem descarregar cada jogo diretamente da App Store. Ademais, ela quer que os títulos possam aparecer na pesquisa, ter as suas próprias avaliações e comentários e que tenham os seus sistemas de pagamento para que a Apple possa cobrar os seus 30%.

Em declarações ao The Verge, a Apple confirma que os jogos não serão obrigados a correr localmente. A Google ou Microsoft podem, ainda assim, continuar a catalogar todos os títulos nos seus serviços de streaming e continuar a usar a cloud para os correr.

Microsoft já se declarou contra esta imposição

Na sequência desta notícia, a Microsoft já veio demonstrar o seu descontentamento com as condições impostas pela Apple. Na sua opinião, esta abordagem não será vantajosa para os utilizadores e tem a sua razão.

A Microsoft dá exemplo de como seria frustrante ter de descarregar mais de 100 jogos para o iPhone só para os poder jogar na cloud. Isto quando tudo poderia ser tão simples quanto descarregar a app do xCloud e começar a jogar.

Resta agora saber a opinião de empresas como a Google ou a Nvidia que se recusaram, para já, a comentar o assunto. Em todo o caso, parece-me que a sua posição não deverá ser muito diferente da Microsoft.

Editores 4gnews recomendam:

  • CEO da Epic (dona do Fortnite) refere que a Apple perdeu os seus principios
  • Pokémon GO tem rival do Pac-Man a caminho: primeiras imagens
  • Xbox Game Pass para PC vai ficar bem mais caro! Preço vai duplicar em breve
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.