A Apple está a disponibilizar a atualização iOS 15.4,que conta com algumas novidades, para todos os modelos de iPhone elegíveis.
Mas de acordo com alguns relatos de utilizadores, a instalação do firmware está a afetar a bateria, diminuindo a sua autonomia.
Atualização iOS 15.4 traz novas funcionalidade e redução de autonomia
Desde há alguns dias que a Apple está a disponibilizar a atualização iOS 15.4 para todos os modelos de iPhone compatíveis. Com esta atualização, os utilizadores ganham mais funcionalidades como 37 novos emojis, melhor compatibilidade com controlador DualSense, além de a partir de agora puderem instalar atualizações com dados móveis.
Destaque ainda para o facto de com esta atualização, o Face ID da Apple fazer o reconhecimento facial ara desbloqueio do terminal, ainda que o utilizador tenha o rosto parcialmente tapado por uma máscara.
Mas alguns utilizadores relataram na rede social Twitter que a atualização traz consigo um ponto menos positivo. De acordo com os relatos a atualização iOs 15.4 está a afetar a bateria dos modelos, diminuindo a sua autonomia.
Um dos relatos dava conta de que o utilizador tinha perdido 80% de bateria, usando apenas as aplicações Safari, YouTube, Instagram e Uber. Outro utilizador contava que o seu iPhone travava o carregamento nos 95 ou 97% de bateria e depois de desligado já registava bateria totalmente carregada, mas que esta desaparecia muito rapidamente.
Atualização de iOS costuma afetar autonomia, mas habitualmente é um problema temporário
Alguns especialistas avançam que a rápida drenagem da bateria pode ficar a dever-se à ativação da taxa de atualização de 120 Hz no ecrã, no caso do iPhone 13 Pro. Anteriormente, aplicações como Twitter ou Instagram, estavam limitados a 60 Hz, o que consome muito menos energia.
Mas parece que também os utilizadores do iPhone 11 e iPhone 12 estão com o mesmo problema e aqui não se coloca a questão da taxa de atualização de 120 Hz, por não estar disponível.
Por outro lado, é comum que uma atualização do iOS afete a autonomia dos terminais da Apple, uma vez que ativa várias tarefas em segundo plano, como a calibração da bateria. Mas passados alguns dias, habitualmente a situação normaliza e a bateria retoma o seu "ritmo". Acrescente-se ainda que, por tradição, a Apple é também bastante célere a lançar patches que resolvem as falhas.
Editores 4gnews recomendam:
- iPhone SE (2022) já está disponível em Portugal: preço e versões
- Ranking DxOMark tem novo smartphone campeão de fotografia
- Xiaomi Redmi Book Pro 15 2022 chega para conquistar segmento de topo dos portáteis