O segundo dia de grandes anúncios da Apple trouxe-nos a esperada revelação do novo Mac Mini. Nesta geração, a empresa não só colocou os novos processadores M4 e M4 Pro no interior, como nos trouxe um renovado design.
Com um novo design e um desempenho ainda mais poderoso, este é o Mac Mini está preparado para enfrentar todos os desafios que lhe forem propostos. Importa ainda dizer que este é o primeiro Mac desenvolvido com neutralidade carbónica.
Novo Mac Mini tem agora metade do tamanho do seu antecessor
O detalhe que todos notarão de imediato nesta geração é o novo design do Mac Mini. Este faz agora verdadeiramente jus ao seu nome, apresentando um corpo bem mais reduzido.
Segundo a Apple, este novo Mac Mini tem metade da dimensão do seu antecessor. O seu aspeto está um pouco mais parecido com o Mac Studio, o que também permite que possa passar mais facilmente despercebido em qualquer secretária.
A Apple diz que este novo design foi possível graças à implementação de uma "nova arquitetura térmica inovadora". Esta direciona o ar para diferentes níveis do sistema e a saída do mesmo acontece agora na parte inferior do produto.
Outro detalhe importante resultante deste novo design é a disposição das suas portas. Este modelo conta agora com duas portas USB-C e um jack de áudio na parte frontal. Já na traseira encontrarás 3 portas Thunderbolt, uma porta HDMI e uma porta Ethernet.
M4 e M4 Pro são os poderosos processadores deste Mac Mini
Como se esperava, esta nova geração do Mac Mini traz novos processadores. Em rigor, temos ao nosso dispor a escolha entre versões com o M4 ou M4 Pro para dar resposta a diferentes utilizadores.
Segundo os dados divulgados pela Apple, estes proporcionam um desempenho 1,8x superior e trazem uma gráfica 2,2x mais rápida. Estes dados comparam-se com a versão M1 do mesmo produto.
Tal como acontece com o novo iMac, também o Mac Mini começa agora nos 16 GB de RAM. Na opção com M4, estes valores atingem um máximo de 32 GB de RAM com um armazenamento de até 2 TB.
Já no que concerne à versão com processador M4 Pro, o limite de RAM será de 64 GB. Olhando para o seu armazenamento, este pode chegar aos 8 TB.
Outra das novidades deste Mac Mini é a introdução do suporte para Thunderbolt 5 que, segundo a Apple, oferece velocidades de transferência de dados até 120 Gb/s. No entanto, importa sublinhar que tal só estará disponível na versão M4 Pro, estando a versão M4 limitada ao Thunderbolt 4.
No campo ambientalista, a Apple refere que este é o primeiro Mac desenvolvido com neutralidade carbónica. A empresa refere que reduziu em 80% a emissão de gases com efeito de estufa nas diversas fases de desenvolvimento e venda deste equipamento.
Escusado será dizer que este produto foi pensado e desenvolvido para funcionar com a Apple Intelligence. Esta tecnologia transformará os métodos com que os seus utilizadores trabalham, expressam-se e comunicam sem sacrificar a sua privacidade.
Para finalizar, importa dizer que este Mac Mini começa nos 729 € com processador M4 e nos 1679 € com M4 Pro. As reservas começaram hoje e a venda do produto iniciar-se-á no dia 8 de novembro.