Apple apresenta o iOS 13! Dark Mode, teclado com nova funcionalidade e mais

Vitor Urbano
1 comentário

Como seria de esperar, o centro das atenções durante o início da WWDC 2019 foi a apresentação do muito antecipado iOS 13. Foram muitos os rumores e leaks durante as últimas semanas, e muitas das informações acabaram mesmo por ser confirmadas.

Foram muitas as novidades implementadas nesta nova versão do sistema operativo da Apple. No entanto, nem todas parecem ter o que é preciso para satisfazer as necessidades dos utilizadores.

Apple iOS 13 Dark Mode

Dark Mode vai ficar a deixar os utilizadores a desejar por mais

Tal como aconteceu no 'mundo Android', também os utilizadores do iOS estavam desejosos por receber suporte para o Dark Mode. A implementação foi feita de forma nativa, e vai alterar por completo a palete de cores de todas as aplicações da Apple. No que respeita a aplicações de terceiros, os developers terão a opção de integrar, ou não, o suporte para este novo modo.

Apesar de trocar o fundo branco da interface do iOS 13, o Dark Mode acaba por não se apresentar verdadeiramente preto. O grande objetivo deste modo é dar um valioso descanso aos olhos dos utilizadores, mas os utilizadores que têm um iPhone com ecrã OLED vão ficar provavelmente desiludidos. Neste tipo de ecrã, o verdadeiro "Dark Mode" consegue apresentar uma poupança significativa de bateria.

Um sistema operativo ainda mais rápido

Esta é uma "novidade" recorrente a cada ano que passa. Com a chegada de uma nova versão do iOS, chega também o anuncio de que está ainda mais rápido. Desta feita, é prometido um Face Unlock 30% mais rápido e aplicações serão abertas duas vezes mais rápido.

Também vais notar diferenças no tamanho dos pacotes de atualização das Apps, que serão até 60% mais pequenos, poupando tempo, dados móveis e espaço no smartphone.

Apple iOS 13 teclado swipe

O 'swipe' chegou finalmente ao teclado do iOS

O teclado padrão do iOS sempre se apresentou preciso e com algumas funcionalidades interessantes. Ainda assim, sempre se apresentou limitado quando comparado com as ofertas para smartphones Android. Essa diferença foi ainda mais visível depois do SwiftKey ficar disponível também para iOS,

Agora, com a chegada do iOS 13 os utilizadores poderão finalmente utilizar a popular funcionalidade swipe. Esta nova característica permite ao utilizador escrever as suas mensagens simplesmente deslizando o dedo sobre o teclado. Pode demorar algum tempo até que te habitues, mas vai ser extremamente útil para quando só podes utilizar uma mão para escrever.

'Entrar com a Apple' é uma funcionalidade que vai deixar os utilizadores Android invejosos

O iOS 13 apresentou também um grande foco na melhoria das funcionalidades de privacidade. Uma que ganhou grande destaque foi a Sign in with Apple (ou 'Entrar com a Apple'). Esta funcionalidade permite ao utilizador fazer o login ou registar-se nas diferentes aplicações/serviços, sem precisar de utilizar os seus dados pessoais.

A Apple vai criar e enviar um ID aleatório para a aplicação, criando também uma palavra passe. Para aplicações que peçam uma conta de email, o utilizador vai poder escolher entre dar o seu próprio email, ou utilizar um criado pela Apple. Esta funcionalidade é compatível também com o FaceID e TouchID, tornando toda a experiência de utilização muito mais simples e rápida.

Apple iOS 13 Photos

Photos vai apresentar-se finalmente como uma ferramenta que deves utilizar

Vais finalmente poder ver chegar novas funcionalidades de relevo à aplicação Photos, permitindo que se apresente como uma boa alternativa ao Google Fotos. Ainda assim, julgo não conseguir chegar ao mesmo nível da oferta da Google. A nova versão vai recorrer a algoritmos machine learning para organizar e filtrar as fotos que tens no teu iPhone.

Por exemplo, vais deixar de ver conteúdo duplicado, ou fotografias de documentos, capturas de ecrã e recibos, quando estiveres a navegar pela tua galeria de fotos. Uma novidade interessante é a vista 'por anos', que funciona um pouco à imagem de uma popular funcionalidade presente no Facebook. Se estiveres a ver fotografias do teu aniversário, vai também mostrar-te fotografias dos teus aniversários anteriores.

Apple iOS 13 memos

A Siri vai finalmente tornar-se mais 'humana'

Com a grande evolução da Google Assistant e também da Alexa, é impossível não salientar que a Siri parece ter ficado um pouco para trás nesta 'corrida'. Essa distância ficou agora mais curta, visto que a assistente virtual da Apple ganhou uma nova voz mais 'natural', bastante semelhante à da Google Assistant.

Além disso, ficou também bastante mais inteligente. Quando estiveres a utilizar os AirPods, vai conseguir ler mensagens de texto em voz alta de forma automática, e podes também responder de imediatamente com comandos de voz. Outra novidade é o suporte para mais de 100 mil estações de rádio de todo o mundo.

Mais sobre o evento da Apple:

1 comentário
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.