Apple apresenta iPadOS 14! Conhece as principais novidades

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Tal como prometido, hoje arranca a WWDC 2020 onde a Apple apresentou todas as novidades do seu software. A nova versão do iPadOS não poderia faltar e promete ser mais intutitiva que nunca.

Como não poderia deixar de ser, o iPadOS 14 herda algumas das novidades do iOS 14. Aí podemos sublinhar os novos widgets, bem como as novidades com foco nas aplicações. Porém, este sistema operativo também traz as suas novidades.

Sidebar dá-te mais controlo nas aplicações

Uma das principais novidades do iPadOS 14 é a introdução da Sidebar na aplicação Fotos e Música. Tal como o nome indica, esta não é mais que um menu de contexto adicionado à aplicação para facilitar a interação com ela.

Com um simples clique terás ao teu dispor uma panóplia de opções sem perderes o foco no que mais interessa. Usando como exemplo a app Fotos, poderás mudar entre pastas, arrastar imagens para outras pastas e mais sem que as fotografias desapareçam do ecrã.

Barra de pesquisa está mais útil que nunca

Procurar um conteúdo, contacto ou aplicação nunca foi tão fácil. Com a nova barra de pesquisa, poderás aceder às informações que procuras sem que isso se intrometa completamente entre ti e as aplicações abertas.

Ao invés de ocupar todo o ecrã, terás agora uma pequena barra no topo de ecrã. Assim que começas a escrever, sugestões irão aparecer para que consigas aceder àquilo que procuras mais rapidamente.

Chamadas aparecem agora em forma de notificação

Semelhante ao que a Apple fez com a nova barra de pesquisa, também as chamadas que recebes não irão tomar conta do teu iPad. Estas aprecem agora em forma de notificação no topo do ecrã, apenas com as informações e opções mais importantes.

Siri herda a nova aparência do iOS 14

Chegados aqui, já começaste a perceber porque o iPadOS 14 está mais intuitivo que nunca. A Siri é mais um dos casos em que vemos uma reformulação de design para melhorar a nossa interação com a assistente virtual.

Tal como acontece no iOS 14, a Siri aparecerá agora num pequeno símbolo na parte inferior do ecrã. Ela continuará a atender a todos os teus pedidos de forma eficaz, mas sem nunca se sobrepor ao que estás a fazer.

Apple Pencil não foi ignorada pela Apple

A caneta da Apple também recebe algumas novidades importantes com a chegada do iPadOS 14. As melhorias têm um grande foco na escrita manual para que esta possa ser mais simples que nunca.

Talvez a novidade mais sonante seja a introdução dos "rabiscos". Isto significa que poderás tirar notas manuais em qualquer parte da aplicação Notas e estas serão automaticamente convertidas em texto. Ademais, esse texto poderá ser copiado para outras aplicações ou servir mesmo como parâmetros de busca.

A Apple Pencil é agora capaz de reconhecer objetos e ajustar a sua forma automaticamente. Não podemos deixar de mencionar as suas novas capacidades de seleção de texto, agora possível com um clique duplo.

Equipamentos que receberão o iPadOS 14

  • Todos os iPad Pro
  • iPad Air (3ª geração)
  • iPad Air 2
  • iPad Mini 5
  • iPad Mini 4
  • iPad (7ª geração)
  • iPad (6ª geração)
  • iPad (5ª geração)

Ainda não temos indicação da data de disponibilização do iPadOS 14. Ainda assim, este sistema operativo deverá ser libertado para todos os equipamentos compatíveis dentro de alguns meses.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iOS 14: estas são as principais novidades do novo sistema operativo da Apple
  • Apple WatchOS 7: principais novidades do novo software para os smartwatches
  • iPhone 12: moldes dos smartphones levantam algumas questões
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.