Apple permitirá a passagem de aplicações do iOS para o macOS em 2019

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Nos últimos tempos foram surgindo rumores de que a Apple poderia vir a juntar os seus sistemas operativos. A junção entre iOS e macOS seria pare de uma nova estratégia da empresa liderada por Tim Cook. Seria mais um passo dado na direção da simplicidade.

A ideia poderia passar pela criação de um novo sistema operativo que corresse em várias plataformas. Criar um único sistema operativo seria bastante vantajoso em especial para os programadores de aplicações.

Vê ainda: Apple iOS 12 revelado oficialmente. Eis as novidades

No entanto, esta teoria foi recentemente refutada pelo CEO da Apple. Tim Cook afirmou que tal não acontecerá no futuro próprio até porque os utilizadores não querem essa mudança.

Mas na edição deste ano da WWDC foi anunciada uma nova possibilidade que facilitará a vida dos programadores. A partir do próximo ano, a Apple passará a permitir a portabilidade de aplicações iOS para o macOS.

Programadores Apple poderão fazer a portabilidade das aplicações iOS para o macOS

Com a apresentação do novo macOS Mojave, a Apple mostrou já esta possibilidade ao mundo. As aplicações Notícias, Ações, Memorandos e Home mostradas representam versões portadas das respetivas apps do seu sistema operativo móvel.

Segundo a empresa, esta portabilidade entre plataformas será possível com a integração do UIKit do iOS diretamente no macOS. Também o framework AppKit utilizado nos computadores Apple terá um papel ativo.

O que é que isto significa? Significa que, a partir do próximo ano, será possível utilizar aplicações disponíveis no iOS no macOS. Deixará de ser necessário criar uma aplicação do zero para o sistema operativo da Apple para computadores.

Os programadores passarão a ter ao seu dispor as ferramentas necessárias para fazerem a portabilidade das suas criações entre plataformas. Em última instância espera-se uma maior uniformização entre as lojas de aplicações da empresa norte-americana.

Assuntos relevantes na 4gnews:

ASUS ROG Phone é oficial! Smartphone perfeito para os jogadores?

Nokia 7 Plus posto à prova em conhecido teste de resistência

Xiaomi Mi 8 vs OnePlus 6 – duas escolhas certas no mercado Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.