A Apple deu hoje a saber que reforçará o seu investimento na Corning em 45 milhões de dólares, o equivalente a 37,3 milhões de euros oriundos do seu fundo dedicado à investigação. É a segunda tranche de investimentos na responsável pelo vidro Gorilla Glass.
Com efeito, já anteriormente a tecnológica de Cupertino havia investido 450 milhões de dólares, cerca de 370 milhões de euros que ajudaram a Corning a desenvolver o Ceramic Shield que protege atualmente a gama de smartphones iPhone 12 da Apple.
A Apple volta a investir na sua parceira Corning
Até ao momento não sabemos se este mesmo Ceramic Shield permanecerá um exclusivo da Apple, ou se a solução de proteção será disponibilizada para outras fabricantes de smartphones e dispositivos móveis. No entanto, a responsável pelos iPhone quererá garantir a manutenção da investigação por parte da Corning e a obtenção de soluções ainda mais duráveis.
Importa frisar que a Corning, empresa responsável pelo vidro Gorilla Glass, tem a sua linha de produção no estado norte-americano do Kentucky, sendo uma das parcerias de longa data da Apple. Conta com mais de 1000 colaboradores e tem crescido muito em parte devido ao contributo e parceria estabelecida com a gigante de Cupertino desde os primórdios do iPhone.
Aliás, como recorda Jeff Williams, Chief Operating Officer (COO) da Apple, o iPhone original era para ter um ecrã de plástico. No entanto, Steve Jobs terá apontado que esse tipo de proteção riscava com muita facilidade ao ser transportado no bolso.
O Gorilla Glass foi popularizado com o Apple iPhone
A partir desta constatação, Steve Jobs terá pressionado a Corning para produzir em massa um novo vidro resistente. Surgiria assim o Gorilla Glass de primeira geração, em 2007, e o resto é história.
A propósito, como aponta o COO da gigante de Cupertino, "a Apple e a Corning têm uma longa história de colaboração para conseguir alcançar o impossível. Desde o primeiro vidro para o iPhone ao revolucionário Ceramic Shield da gama iPhone 12. Esta colaboração mudou a face do mercado mobile e aumentou a durabilidade e resistência dos smartphones".
No que lhe concerne, a chefia da Corning entusiasmada com o novo investimento da Apple. Agora, resta saber que novas soluções poderão ser criadas para aumentar a durabilidade dos nossos smartphone e, em primeiro lugar, dos próximos iPhone.
Recordamos, por fim, que a Apple deve anunciar os iPhone 13 em setembro próximo. Dado o avançar do calendário, contudo, não é provável que novas soluções de vidro resistente sejam desenvolvidas a tempo do início da sua produção em massa.
Editores 4gnews recomendam:
- Sony WF-1000XM4: conhece o design dos novos auriculares sem fios de topo
- Samsung e AMD lançarão a sua resposta ao M1 da Apple muito em breve
- 24 apps e jogos para Android temporariamente grátis na Google Play Store