Apple iOS 12 Android Google WWDC 2018
A tecnológica de Cupertino não perdeu a oportunidade para humilhar publicamente a concorrência.

Arrancou hoje, dia 4 de junho de 2018, a WWDC 2018 (World Wide Developer Conference) em San Jose California. A conferência anual dedicada aos desenvolvedores e programadores dedicados ao iOS, macOS e watchOS da Apple. Logo bem cedo na keynote tivemos uma merecida crítica ao Android da Google.

A tecnológica de Cupertino não esconde a sua rivalidade com a empresa de Mountain View nem o orgulho nas suas plataformas. Com efeito, pouco depois de Tim Cook (CEO), ter dado início à conferência de apresentação, Craig Federini, executivo de topo, apontou as baterias ao Android.

Vê ainda: Apple. WWDC 18 foi o palco de algumas novidades para o tvOS 12

As críticas foram simples, curtas, sucintas e irrefutáveis. Craig Federighi não perdeu a oportunidade para contrapor o seu iOS ao Android da Google. Este que é o maior rival para o sistema operativo da Apple e continua a ser afetado pela fragmentação.

Por fragmentação entenda-se a existência de múltiplas versões do sistema operativo com as mais recentes a serem algumas das menos utilizadas. Uma “praga” que assola o Android deste a sua criação (ou melhor, desde que começou a ser atualizado).

iOS 11 em 81% dos dispositivos, Android Oreo em 6%

Federighi listou dados impressionantes. O iOS 11 é atualmente a versão do sistema operativo para dispositivos móveis mais recente da Apple. Versão esta que está presente em mais de 80% (81%) de todos os dispositivos móveis ativos. No total o iOS 11 está presente em mais de mil milhões de equipamentos, um número incrível e que demonstra a popularidade dos produtos da Apple.

Apple iOS 12 Android Google WWDC 2018
À esquerda temos os números do iOS 11. À direita temos os números do Android Oreo.

As afirmações de Federighi foram apenas um pouco exageradas. Vejam-se aqui as tabelas de distribuição das versões do Android da Google para tirarmos as conclusões. Ainda assim, o público que assistia à keynote da WWDC 2018 ficou eufórico com estes números.

Google tenta combater a fragmentação com o Projeto Treble

Ora, não é para menos pois a Apple conseguiu atualizar mais de mil milhões dos seus dispositivos móveis com a mais recente versão do seu sistema. Entretanto, a Google tenta melhorar este quesito das atualizações através do Projeto Treble.

Apple iOS 12 Android Google WWDC 2018
O público da WWDC 2018 ficou em êxtase com esta comparação. Acima temos os números do sistema da Google.

Note-se que a mais recente versão do sistema operativo da Google, o Android Oreo, subdivide-se no Oreo 8.1 e no Oreo 8.0. O último foi lançado em agosto de 2017 e o primeiro em dezembro de 2017.

WWDC 2018 arrancou ontem, dia 4 de junho

Ainda assim, os dados utilizados pela Apple durante a WWDC 2018 referem-se a maio de 2018 e espera-se que entretanto o Oreo tenha mais utilizadores. Já por outro lado o mesmo pode ser dito face ao iOS 11. Se neste momento consultar-mos a página de distribuição do iOS 11 encontraremos 76%.

Todavia, a tabela apresenta dados referentes ao dia 22 de abril de 2018 pelo que é de esperar que desde então mais utilizadores tenham atualizado os seus iDevices.

A eterna rivalidade entre ambas as empresas é sempre matéria de inúmeras comparações, muitas delas dotadas de uma natureza cómica ou mesmo satírica. Esta sendo uma delas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Apple iOS 12 revelado oficialmente. Eis as novidades

WWDC – WatchOS 5 fará do Apple Watch um verdadeiro “walkie-talkie”

Xiaomi Mi 8 vs OnePlus 6 – duas escolhas certas no mercado Android

Mais na 4GNEWS

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).