Apple AirPower morreu de vez! Mas há alternativas...

Rui Bacelar
1 comentário

A Apple anunciou em 2017 o disruptivo iPhone X com carregamento sem-fios e um novo design que viria a guiar os seus produtos desde então. Foi nesse quente setembro que a tecnológica de Cupertino apresentaria também o seu enigmático AirPower.

À primeira vista era um simples carregador sem-fios capaz de recarregar até três dispositivos em simultâneo. O conceito era simples, dar energia ao novo iPhone, ao Apple Watch e aos AirPods em simultâneo. A execução, no entanto, nunca se materializaria.

O AirPower foi revelado pela Apple em setembro de 2017

Apple AirPower

Entretanto, o tempo passou e o carregador sem-fios oficial da Apple continuou sem chegar ao mercado. A especulação não tardou a apontar várias razões para tal, mas seria a própria tecnológica de Cupertino a apontar as causas para o desfecho.

Segundo a empresa norte-americana, não foi possível contornar certos problemas com o sobre-aquecimento das bobines de carregamento sem-fios que, ao estarem próximas umas das outras, traziam vários empecilhos ao produto.

Isto levou a Apple a afirmar, após anos de espera, que o projeto seria abandonado devido à sobreposição das bobines. Ao estarem justapostas e, em certos pontos, sobrepostas, o AirPower não reunia as condições ideais de desempenho.

O AirPower está morto e enterrado pela Apple

All AirPower prototyping / testing has been removed from the schedule for 2021.Sources doubt that it’ll ever be picked back up again.Seems like once again, AirPower is dead.

— Jon Prosser (@jon_prosser) 26 de outubro de 2020

Apesar da posição da Apple, surgiram vários rumores apontar um novo interesse da marca neste produto. Em anos recentes, veio-se a apontar uma nova conceção para o produto e foi até sugerido que em 2020 teríamos este novo carregador sem-fios.

A história viria a trazer-nos os MagSafe, carregadores sem-fios para os novos iPhone 12, compatíveis com os iPhone anteriores e capazes de entregar até 7,5 W em condições ideais de carregamento.

Perante isto, Jon Proser, famoso leaker da Apple, veio agora reafirmar que a marca terá encerrado qualquer tipo de teste e prototipagem de novos carregadores que pudessem assemelhar-se ao AirPower.

Existem várias alternativas ao AirPower no mercado

Carregador Belkin

Apesar de o AirPower ter desaparecido do horizonte, o seu espírito, forma e função não desapareceu. Perante o interesse suscitado pelo produto Apple, são já várias as fabricantes de acessórios que reencarnaram a sua essência em soluções próprias.

Sabe mais sobre preços e envios do carregador Belkin

A título de exemplo, temos no carregador Belkin WIZ001 um produto muito similar, capaz de carregar o iPhone, Apple Watch e AirPods em simultâneo, com uma potência de até 7,5 W. Está disponível em branco e preto com preços competitivos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.