
Interesse do consumidor por um chatbot IA é limitado
Ainda que as atenções estejam sobretudo concentradas nas novidades sobre o iPhone 17, surgem agora novas informações que podem explicar o atraso da Apple na corrida à tecnologia de Inteligência Artificial.
Mark Gurman, jornalista da agência de notícias Bloomberg, está a avançar que alguns executivos da Apple acreditam que o interesse do consumidor por um chatbot IA é limitado.
Mas o ceticismo vai ainda mais longe e estes mesmos responsáveis acreditam que a Apple não está a ficar para trás na corrida à tecnologia IA, ainda que a empresa de Cupertino não tenha apresentado uma alternativa ao ChatGPT da OpenAI ou ao Gemini da Google.
Gurman refuta esta ideia dos executivos da Apple, afirmando que muitas pessoas usam diariamente modelos de IA para executar várias tarefas e que existem cada vez mais utilizadores a usar chatbots IA para fazer pesquisas em vez dos motores convencionais.
A rival Samsung
Com uma visão totalmente oposta está a Samsung. A gigante sul-coreana tem vindo a apostar, cada vez mais, na integração de recursos baseados em Inteligência Artificial e está a registar sucesso com esta estratégia.
Inclusive a Samsung apostou na integração do Gemini nos seus dispositivos móveis com uma integração muito mais completa do que esperado.
Já a Apple acabou por ter menos sucesso do que esperado. Recorde-se que o lançamento dos recursos Apple Intelligence ficou marcado pelo facto de estes não estarem imediatamente disponíveis a nível global.
Em setembro, vem aí a nova geração iPhone 17. Teremos de aguardar por essa altura para perceber se o ceticismo e dificuldades com a tecnologia IA se vão manter ou se a empresa de Tim Cook ganha um novo fôlego para esta corrida.