Apple acelera desenvolvimento do seu smartphone dobrável para planos ambiciosos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Desde há muito tempo que o mundo Web fala num smartphone dobrável da Apple, mas até agora a marca não entrou ainda neste segmento de mercado. Agora, o site sul-coreano Alpha Biz está a avançar que a Apple acelerou o desenvolvimento deste terminal.

Tudo porque tem planos ambiciosos para o novo modelo. De acordo com a mesma fonte, a empresa quer colocar no mercado, durante o primeiro ano de venda, cerca de 50 milhões de unidades deste dispositivo. Mas tal só vai acontecer em 2026.

Equipa do Apple Vision Pro junta-se ao projeto do smartphone dobrável

imagem de um smartphone dobrável com formato concha
Render do iPhone dobrável desenvolvido pelo site 9to5Mac Crédito@9to5Mac

Para cumprir não só estes planos ambiciosos, como também para responder aos exigentes critérios de qualidade, a Apple colocou a equipa do Vision Pro a trabalhar no projeto do seu smartphone dobrável.

A razão para isso acontecer é a experiência que esta equipa tem em ecrãs e na mais recente tecnologia de exibição de conteúdos complexos.

Por outro lado, é também uma forma de aproveitar estes recursos que tão depressa não vão ter um novo Vision Pro para lançar.

Por outro lado, a recente conquista da certificação MIL-STD 810G – referente à durabilidade e resistência de ecrãs – pela Samsung Display pode também dar um novo impulso ao projeto do dobrável da Apple. Sim, ao que tudo indica, o fornecedor de ecrãs para este novo smartphone será o grande rival e líder de segmento de equipamentos dobráveis, a nível global.

Rumores sugerem dois smartphones dobráveis da Apple

Vários rumores avançaram já que a Apple pode estar a desenvolver dois modelos dobráveis. Um com formato concha ao estilo do Samsung Galaxy Flip e outro maior que pode ser um ipad compacto com ecrã de oito polegadas.

As mesmas fontes adiantam também que existem maiores probabilidades de a Apple entrar neste segmento com esta espécie de iPad dobrável que, potencialmente, fornece uma durabilidade maior, graças ao seu design mais denso.

A Apple tarda em entrar no mercado de equipamentos dobráveis e tal fica a dever-se aos elevados custos de produção deste tipo de dispositivos, assim como aos desafios que o ecrã flexível apresenta a longo prazo com os vincos no meio do ecrã.

Parece que agora a Apple está empenhada neste projeto, mas este tipo de novidade não irá chegar ao mercado antes de 2026.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt